aparelho infantil rizi dental

Aparelho infantil: Tudo o que você precisa saber!

4 de novembro de 2022

Por Dr. Fernando Luiz (CRO-RJ 23.204)

O seu filho vai precisar iniciar um tratamento ortodôntico? Fique tranquilo, a seguir vamos te explicar tudo sobre o aparelho infantil. Sabemos que esse é um processo um pouco complicado, pois demanda muita atenção e disciplina dos pais e da criança. Mas, lembre-se, cuidar da saúde bucal desde a infância gera inúmeros benefícios que vão perdurar para o resto da vida.

O que é e como funciona o aparelho infantil?

O aparelho infantil é um recurso utilizado no tratamento ortodôntico para tratar problemas específicos de má oclusão durante a infância. Esses problemas começam a ficar mais evidentes a partir dos 4 anos de idade. Por isso, o tratamento iniciado na infância pode ser preventivo, que previne problemas futuros nas arcadas e ossos da face, ou interceptativo, que visa corrigir desalinhamentos em sua fase inicial. No entanto, os dois podem ser indicados na fase de dentição mista, quando a criança possui dentes de leite e dentes permanentes na boca. 

Antes de iniciar o tratamento ortodôntico, o ortodontista deve observar alguns hábitos, como chupar dedo, chupeta, roer unha, respiração pela boca e analisar a estrutura óssea, bem como identificar os problemas de má oclusão, que em sua maioria são: mordida aberta, mordida cruzada, mordida profunda e diastemas. 

Dependendo do diagnóstico, o ortodontista deve indicar o tipo de tratamento mais adequado e qual aparelho usar. Com os avanços tecnológicos na área da ortodontia, usar aparelho infantil ficou mais rápido e confortável, o que torna o processo mais tranquilo para todos. Em alguns casos, a criança irá  receber um tratamento combinado, utilizando-se aparelhos de ortopedia facial e de ortodontia.

Qual é a idade ideal para colocar aparelho nos dentes?

As visitas regulares ao dentista devem ser iniciadas desde os primeiros meses de vida para o devido acompanhamento odontológico. Alguns tratamentos iniciados na fase de desenvolvimento garantem um resultado mais eficiente. Dessa forma, a idade ideal para iniciar o tratamento ortodôntico é a partir dos 6 anos. 

Porém, também é importante ficar atento a partir do momento que nasce o primeiro dente da criança, geralmente com 6 meses de idade, para que ela comece a frequentar a odontopediatra para acompanhamento do nascimento dos demais dentes e um possível encaminhamento para o ortodontista.

Quais são os tipos de aparelhos para criança?

Existem vários tipos de aparelhos disponíveis no mercado. Porém, somente o ortodontista consegue definir o melhor para o tratamento infantil, pois o nível de desenvolvimento da dentição deverá ser considerado. Veja os modelos mais utilizados atualmente.

Aparelho móvel infantil

Também conhecido como removível, esse tipo de aparelho pode ser recomendado para crianças que ainda possuem dentição mista, mas que já apresentam mau posicionamento da arcada dentária e maxilares (osso onde nasce os dentes superiores e o osso onde nasce os dentes inferiores). 

Além de corrigir os dentes e problemas de mordida, o aparelho móvel infantil também pode ser utilizado para tratamento da ortopedia facial, estimulando ou redirecionando o crescimento da face para restabelecer uma relação saudável entre os ossos da face e os dentes, onde os espaços naturais entre os dentes são mantidos ou ampliados para que os dentes permanentes tenham um espaço para nascer na posição adequada.

Esse modelo de aparelho é estruturado por uma placa de resina acrílica e fios de aço que se encaixam nos dentes da criança, movimentando os ossos dos maxilares e também dos dentes. Após o uso do aparelho móvel, o ortodontista também pode indicar o aparelho fixo para complementar o tratamento. 

Ainda nessa categoria, também podemos destacar os alinhadores invisíveis, que também proporcionam as mesmas vantagens que o tratamento ortodôntico para adultos. Além de alinhar os dentes com conforto, esse tipo de aparelho permite que a criança continue uma alimentação normal, tenha uma melhora na aparência do sorriso, desenvolva a fala sem interferência  e tenha facilidade de higienizar os dentes.  

O uso destes alinhadores invisíveis para as crianças são recomendados entre 6 a 10 anos. Existem casos da necessidade de conjugar o tratamento, utilizando-se inicialmente o aparelho móvel descrito no início do texto e posteriormente, o uso dos alinhadores invisíveis.

Aparelho fixo infantil

Um dos modelos mais tradicionais, principalmente em tratamentos ortodônticos na infância e adolescência. Diferente dos tipos que falamos acima, fixo infantil só pode ser usado quando a criança termina a troca de dentição, pois seu uso não é permitido em dentes de leite. Apesar de exercer a função de alinhar os dentes e maxilares, o aparelho fixo pode dificultar a alimentação e a higienização bucal.

Quais são as indicações de uso de aparelho ortodôntico?

Como falamos anteriormente, o tratamento ortodôntico infantil pode ser iniciado para prevenir ou interceptar futuros problemas causados pelo desalinhamento dos dentes e ossos da face. Veja alguns tipos de indicações para o uso do aparelho infantil.

Aparelho para abrir o céu da boca infantil

Também conhecido como aparelho expansor, esse tratamento foi desenvolvido para corrigir o estreitamento da boca, a fim de abrir espaço na arcada dentária para que os dentes tenham espaço para nascer na posição adequada. O estreitamento do palato pode provocar a mordida cruzada e o apinhamento dos dentes, além de interferir negativamente no desenvolvimento da saúde bucal da criança. O tratamento com o aparelho para expandir a arcada dentária ajuda a melhorar a fala, a mastigação, diminui os riscos de extração dentária e deixa o sorriso do seu filho mais bonito.

Aparelho para bruxismo infantil

O bruxismo é uma condição que afeta tanto adultos como crianças. Na infância, assim como na vida adulta, esse transtorno também pode ter relação com fatores emocionais. O tratamento do bruxismo consiste no uso de uma placa para evitar o atrito entre os dentes e relaxar os músculos da face. Essa placa, que parece um aparelho removível, não interfere no desenvolvimento das arcadas dentárias da criança, além de ser bem aceito por elas e bastante eficiente.

Aparelho para mordida cruzada infantil

A mordida cruzada é o desencontro das arcadas dentárias. Na maioria dos casos, a arcada inferior fica à frente da superior. Porém, existem casos que acontece o inverso. Identificar esse problema em crianças pode ser mais complicado, por isso o acompanhamento regular de um dentista é extremamente importante.

Para tratar a mordida cruzada infantil, o ortodontista deve analisar o grau de desalinhamento, bem como o tipo (posterior, anterior, bilateral ou unilateral). O modelo de aparelho utilizado (móvel ou fixo) vai depender do diagnóstico de cada caso e da maturidade da dentição da criança.

O que acontece se o tratamento ortodôntico na infância não for procurado?

Provavelmente o problema que a criança apresentou na infância vai se agravar e desencadear várias complicações, como dor de cabeça, dificuldade para respirar, falar e mastigar e problemas com a autoestima. Além disso, o tratamento tardio pode ser mais complexo, tendo em vista que já houve uma consolidação óssea.

Quanto tempo, em média, dura o tratamento?

Assim como em todo tratamento odontológico, o ortodôntico vai ter seu tempo determinado de acordo com a complexidade do caso da criança. Em média, o do aparelho infantil pode variar de 6 a 18 meses, podendo ser prolongado de acordo com os resultados do tratamento. Como falamos acima, em alguns casos, as crianças passam a infância com um tipo de aparelho e depois mudam quando chegam na adolescência e podem continuar até a fase adulta. O empenho dos pais e da criança durante o tratamento também influencia na duração do tempo. 

Quanto custa aparelho ortodôntico infantil?

O preço do tratamento ortodôntico infantil também varia de acordo com o caso do paciente. A experiência do profissional, a localização do consultório e a tecnologia utilizada também influenciam no preço final do tratamento. Para saber quanto ficaria o custo do aparelho infantil, o ideal é marcar uma avaliação com um especialista para que ele esclareça todas as dúvidas.

Qual a importância do aparelho para crianças?

O uso do aparelho ortodôntico durante a infância é importante para intervir em problemas diagnosticados precocemente e prevenir que problemas futuros acometam a saúde bucal da criança. Preventivamente, se evita o risco de desproporções entre os ossos da face, diminui o risco de um procedimento cirúrgico corretivo na fase adulta e uma desarmonia na oclusão.


O acompanhamento de um dentista odontopediatra também é de suma importância para manter a saúde bucal da criança em dia podendo fazer uma grande diferença no resultado final deste tratamento. Veja também o que é e qual é a importância da ortodontia!

Há desconfortos durante o tratamento?

É normal que a criança sinta um pouco de desconforto na boca, porém essa fase não costuma durar mais que algumas semanas. Vale lembrar que os aparelhos removíveis apresentam uma vantagem maior em relação ao aparelho fixo, pois não costumam gerar tanto desconforto. 

É importante manter a atenção em relação à higiene bucal da criança para evitar problemas como cárie e gengivite, que também gera um desconforto e transtorno durante o tratamento. A participação dos pais durante todo o processo é muito importante para auxiliar a criança a manter um tratamento correto e sem complicações.

Recomendações para quem usa aparelho

Como vimos acima, alguns tipos de aparelho podem dificultar a higienização bucal da criança, com exceção do sistema Invisalign,  portanto o auxílio dos pais nesse momento é extremamente importante. 

Para um melhor desempenho na hora da higiene bucal, é recomendado que a criança use uma escova de dente correta, com cerdas macias e apropriadas para a higiene do aparelho, ela também deve usar fio dental por, pelo menos, duas vezes ao dia. 

Para garantir um bom resultado durante o uso do aparelho também é necessário que a criança siga à risca as orientações do dentista, que ela vá a todas às consultas de manutenção e que não pare de fazer o tratamento.