consulta ortodontia

Ortodontia: o que é e qual é a sua importância

9 de junho de 2022

Por Dr. Fernando Luiz (CRO-RJ 23.204)

Antes de falarmos sobre a importância da ortodontia, gostaria de fazer uma pergunta: você sabia que a posição dos seus dentes pode afetar a sua saúde e bem-estar? Ter dentes desalinhados não é só um problema estético. Sofrer com dores de cabeça, dores nos dentes, sensibilidade e até mesmo problemas estomacais, pode ser consequência da má oclusão dentária. Um problema muito comum capaz de gerar desconforto e baixa autoestima nos pacientes.

Leia o texto a seguir para entender o que é a ortodontia e como ela pode ser importante para a transformação do seu sorriso e saúde no modo geral, pois além da estética, a ortodontia também é capaz de restabelecer a parte funcional dos dentes.

O que é ortodontia?

A ortodontia é uma especialidade da odontologia que trata os problemas de oclusão, ou seja, de encaixe dos dentes e maxilares. Se o paciente apresenta dentes tortos, talvez seja a hora de procurar um especialista. Essa área trabalha com diversas modalidades e tipos de aparelhos, para atender as necessidades de cada paciente.

Tipos de ortodontia existente

Sim, existem alguns tipos de abordagens dentro da ortodontia, todas elas têm a mesma finalidade, que é corrigir ou até mesmo prevenir problemas ortodônticos. Entenda sobre cada uma a seguir.

Preventiva

A ortodontia preventiva, como o próprio nome já diz, tem como objetivo prevenir problemas futuros nas arcadas e ossos da face, ou evitar o seu agravamento. Essa categoria ajuda o paciente, desde a infância, a ter uma melhor qualidade. Além de evitar que ele passe por procedimentos invasivos como uma extração de dente ou cirurgia ortognática, dependendo do caso.   

A primeira consulta para iniciar a ortodontia preventiva deve ser feita a partir dos 3 anos. Só assim, o ortodontista será capaz de iniciar o monitoramento e as intervenções necessárias para garantir um bom desenvolvimento do sorriso e saúde bucal do paciente.

Interceptiva

Na ortodontia interceptiva, o ortodontista deve intervir nas más-conclusões que são detectadas na fase inicial. Com isso, ele evita que o paciente passe por tratamentos mais complexos no futuro. Esse tipo de ortodontia é fundamental para corrigir problemas como mordida aberta, mordida profunda e mordida cruzada. Na fase interceptiva, o especialista irá fazer indicações de aparelhos ortodônticos que são utilizados, especialmente, para corrigir o mau desenvolvimento.

Corretiva

Já a ortodontia corretiva tem como principal objetivo corrigir más-oclusões, seja na fase permanente ou mista. Esse é o tipo de tratamento mais comum, tendo em vista que as pessoas deixam para corrigir problemas ortodônticos tardiamente. O dentista deve indicar para esse tipo de paciente, aparelhos ortodônticos específicos para corrigir problemas mais avançados e, com isso, proporcionar ao paciente equilíbrio na face e um sorriso saudável e bonito.

Afinal, qual a importância da ortodontia?

Como falamos acima, além de melhorar a estética do sorriso, o tratamento ortodôntico recupera a parte funcional dos dentes. Não basta ter um sorriso retinho, é preciso que ele cumpra perfeitamente a sua função. Com o tratamento, o paciente também irá perceber uma melhora significativa na fala, na mastigação, na respiração entre outras funções.

Qual é a diferença entre ortodontista e dentista?

O dentista ortodontista é o profissional que além de ter concluído a faculdade de odontologia, também fez um curso de especialização em ortodontia. Enquanto o dentista, que não possui especialização, atende diversas áreas da odontologia de forma generalista, o ortodontista foca na correção do posicionamento dos dentes e maxilares dos pacientes.

Quando consultar um ortodontista?

A partir do momento que o paciente começa a notar que os dentes estão desalinhados ou separados, a sentir dores no maxilar, dificuldade para morder ou para fechar a boca, já é um motivo para ficar em alerta sobre a possibilidade de iniciar um tratamento ortodôntico. Somente um ortodontista poderá indicar qual é o melhor tratamento, que pode ser um aparelho fixo ou móvel, que geralmente é mais agradável esteticamente. 

O mais recomendado é que o ortodontista seja procurado ainda na infância, no máximo, até os sete anos para uma primeira avaliação. Será nessa primeira avaliação que os problemas silenciosos como mordida cruzada, arcada estreita, entre outros serão descobertos.

Marque uma consulta e veja se você precisa passar pela ortodontia!

A Rizi Dental veio para resolver os três maiores problemas que pacientes sentem ao procurar um dentista: tratamento demorado, preço elevado com o custo inesperado e falta de acolhimento. Nosso objetivo é fazer com que os nossos pacientes sintam prazer em cuidar da saúde bucal. Agende uma consulta com um de nossos ortodontistas para iniciar o seu tratamento e transformar o seu sorriso o quanto antes.