Tire todas as suas dúvidas a respeito do clareamento dental caseiro!

14 de setembro de 2022

Por Dr. Fernando Luiz (CRO-RJ 23.204)

Está pensando em fazer um clareamento dental caseiro? Essa técnica é indicada para todos os pacientes que possuem dentes naturalmente amarelados, dentes escurecidos por corantes, que passaram por escurecimento fisiológico, entre outras indicações.

Ao fazer o procedimento, após as devidas orientações de um dentista, você consegue notar uma diferença significativa na cor do seu sorriso. Veja a seguir as principais dúvidas sobre um dos tratamentos mais procurados nos consultórios odontológicos.

Como fazer o clareamento dental caseiro?

Após fazer uma avaliação completa para saber se a sua saúde bucal está em dia e se você está apto para fazer o procedimento, o dentista irá moldar as arcadas dentárias para confeccionar as moldeiras de clareamento.

Numa segunda consulta, após o processo anterior, o dentista irá preparar o seu sorriso para receber o clareamento dental, verificar se a moldeira está adequada para uso e passar todas as orientações necessárias para que o procedimento seja realizado de forma segura.

Em casa, separe a moldeira e coloque a quantidade de gel clareador indicada pelo dentista, não coloque nem um pouco a mais e nem um pouco a menos, siga à risca todas as orientações. Em seguida, com a moldeira encaixada nos dentes, deixe o produto agir pelo tempo determinado na consulta.

A duração do tratamento vai depender do seu objetivo em relação à cor do seu sorriso. Vale lembrar que mesmo todo o procedimento sendo feito em casa é preciso ir ao dentista para que ele acompanhe os resultados e verifique se houve alguma alteração na sua saúde bucal durante o tratamento caseiro.

Quais são os benefícios de realizar o procedimento?

O resultado do clareamento de dente caseiro costuma ser extremamente satisfatório. Entre os benefícios do procedimento, podemos destacar a facilidade de usar o método no conforto de casa, a eficácia da pigmentação do produto nos dentes mais escurecidos e o custo reduzido.

Quanto tempo devo ficar com a moldeira para clarear os dentes?

No caso do clareamento caseiro com moldeira, onde você tem que controlar o tempo de ação do gel clareador, é extremamente importante esclarecer isso com o dentista antes de iniciar o procedimento. Alguns profissionais recomendam usar por um período de 1 a 4 horas por dia, dependendo do tipo de gel usado.  

O tempo deve ser indicado somente pelo seu dentista e é fundamental que você siga essa orientação de forma responsável, uma vez que o uso por mais tempo que o recomendado pode causar danos à sua saúde bucal. O uso da moldeira durante o sono também deve ser por tempo controlado. 

O que não pode fazer durante o tratamento?

Apesar de ser um procedimento considerado simples, o clareamento dental caseiro

exige alguns cuidados para evitar qualquer tipo de complicação e de resultados indesejados. Não é recomendado, durante o tratamento, ingerir comidas e bebidas com muita acidez, pois isso pode atrapalhar a ação do gel clareador e aumentar a sensibilidade dos dentes.

Também não é recomendado fazer o procedimento sem ter higienizado os dentes de forma adequada. Além disso, não é permitido comer durante o uso da moldeira.

Os dentes ficam sensíveis depois do clareamento caseiro?

É normal sentir uma leve sensibilidade nos dentes após realizar o procedimento, isso acontece devido à ação do gel que penetra na camada superficial do dente e atinge as bordas da dentina, uma área com terminações nervosas e que pode sofrer estímulos com as substâncias do produto. 

Vale lembrar que nem sempre essa sensibilidade se manifesta, apesar de ser uma reação esperada durante o tratamento. Caso haja necessidade, o dentista pode recomendar uma pasta para amenizar a sensibilidade depois que o tratamento foi finalizado.

Riscos do clareamento caseiro para os dentes

Caso seja feito de forma incorreta e sem a recomendação de um profissional capacitado, o clareamento pode oferecer alguns riscos à saúde bucal. Veja alguns deles. 

Pulpite: inflamação da polpa do dente, onde estão presentes as terminações nervosas e os vasos sanguíneos que compõem toda a estrutura dentária. A dor causada pela pulpite é intensa e pode resultar na morte do tecido gengival.

Queimaduras: se não houver controle da quantidade e tempo de ação da substância, pode ocorrer queimaduras na gengiva, lábios e língua. Isso porque esses tecidos são muito sensíveis e podem sofrer danos com mais facilidade, até mesmo ao ingerir algum alimento muito ácido.

Quanto custa o procedimento estético?

O clareamento dental caseiro, por ser um método mais simples, tende a ser mais econômico, custando, em média, 600 reais. Nesse preço já estão inclusos a moldeira e o gel clareador.

Reforçando que esse preço é a média do mercado, cada consultório pode precificar o tratamento de forma diferente, adaptando à localização, experiência do profissional e materiais utilizados.

Qual tipo de clareamento é melhor: Caseiro ou de consultório?

Não tem como definir um procedimento melhor que o outro. Assim como o clareamento dental caseiro pode ser bom para os objetivos do paciente, o clareamento dental de consultório também pode ser.

Ambos vão oferecer dentes brancos e sem manchas, o que difere é o tipo de gel e suas concentrações, o tempo e a forma de aplicação. Por isso, o melhor jeito de definir qual é a melhor técnica, é conversando com um dentista de confiança para que ele possa te orientar sobre a melhor forma de clarear os seus dentes.

Clareamento dental caseiro: Antes e depois

Dentes amarelados e manchados geram um desconforto estético muito grande, principalmente para aqueles que se importam com um sorriso bonito e branco. Abaixo apresentamos um caso de antes e depois do clareamento caseiro que dá para ver nitidamente a diferença que o tratamento promove ao sorriso.

Fotos autorizadas pelo paciente.

Recomendações pós procedimento

Agora que você já sabe como funciona o clareamento dental caseiro, veja a seguir algumas recomendações necessárias para que o pós-tratamento seja tranquilo e que o resultado seja duradouro.

  • Evite fumar.
  • Continue fazendo visitas regulares ao dentista.
  • Mantenha a rotina de higiene bucal, escovando os dentes após as refeições e usando fio dental.