tipos de clareamento dental rizi

Tipos de clareamento dental: saiba tudo sobre!

9 de junho de 2022

Por Dr. Fernando Luiz (CRO-RJ 23.204)

Quer se ver livre de dentes manchados e amarelados? Existem vários tipos de clareamento para começar a transformação do seu sorriso. Ter dentes brancos e alinhados, se tornou a meta de muitos pacientes nos últimos anos. Além do cuidado com a aparência, que aumentou com a exposição nas redes sociais, um sorriso harmônico tem contribuído para autoestima e melhora nos cuidados da saúde bucal. 

Apesar de parecer um tratamento simples, o tipo de clareamento escolhido só deve ser feito sob a supervisão de um dentista, pois somente ele saberá orientar qual é o mais adequado para o seu caso e como deverá ser feito. Caso hajam dúvidas a respeito do tratamento, leia também tudo sobre o procedimento

Quais são os tipos de clareamento mais usados?

Antes de marcar uma avaliação para iniciar o seu clareamento, confira agora quais são os principais tipos existentes e as diferenças entre eles.

Clareamento dental caseiro

O clareamento caseiro é o tipo mais comum e econômico. Após fazer a avaliação com o dentista, você será encaminhado para fazer as moldeiras de silicone. Na próxima consulta, você receberá o kit de clareamento dental e as orientações do dentista sobre como e quantas vezes ao dia será necessário aplicar o gel clareador. 

Em casa, você deverá seguir à risca as orientações do dentista. Ao aplicar o gel na moldeira, é preciso estar atento à quantidade indicada. Em relação ao tempo, não ultrapasse o período determinado. Esse tipo de tratamento pode ser um pouco mais longo do que os realizados em consultório e pode durar até 2 meses, dependendo da sua disciplina. 

Clareamento de consultório

clareamento de consultório

Nesse tipo de tratamento, os agentes clareadores possuem uma concentração mais elevada. Por isso, na primeira consulta, o dentista irá fazer uma avaliação criteriosa da sua saúde bucal para ver se você está apto para realizar o clareamento. Na segunda consulta, antes de iniciar o procedimento, o dentista irá fazer uma remoção profunda da placa bacteriana. 

Em seguida, será aplicada uma barreira protetora gengival, para evitar irritações. Feito isso, o gel clareador será aplicado cerca de três vezes. Caso você apresente muita sensibilidade durante as etapas, o dentista poderá aplicar o gel dessensibilizante ou prescrever alguma medicação se necessário. Normalmente, o clareamento de consultório dura, em média, três sessões. Ao final do tratamento, o dentista irá fazer o polimento do esmalte dentário para dar brilho e proteger o seu sorriso.

Combinado

clareamento combinado

Essa técnica é indicada para acelerar o resultado do tratamento caseiro, já que é possível observar o efeito já na primeira sessão. Nesse tipo de clareamento combinado, é necessário que você esteja disposto a colaborar com as duas técnicas, principalmente no momento de utilizar as moldeiras em casa. 

Na primeira consulta, após o paciente estar com o tratamento odontológico em dia (sem tártaro, cárie, etc) e ter sido verificado que há indicação para a realização do clareamento, o dentista irá fazer, em média, duas aplicações do gel clareador e a moldagem para a confecção das moldeiras individuais. Na segunda sessão, será entregue o kit caseiro com orientações de uso e cuidados. Também será feita uma breve análise dos primeiros resultados, em seguida, o dentista irá fazer, em média, mais duas aplicações do gel clareador.

Após duas semanas, na terceira consulta, o dentista irá fazer o acompanhamento, e caso necessário e indicado, aplicar mais duas vezes, em média, o gel de consultório e, se necessário, entregar mais gel para ser usado com as moldeiras em casa. Em geral, esse tipo de técnica gera resultados bastante satisfatórios.

Clareamento dental interno

clareamento interno

Como o próprio nome já diz, esse tipo de clareamento é feito na parte interna dos dentes. Ele pode ser indicado para pacientes que fizeram tratamento de canal ou passaram por traumas. O procedimento deve ser realizado no consultório por um cirurgião-dentista, que vai ficar responsável por aplicar o gel clareador na parte interna do seu dente e fazer a troca do agente a cada consulta, até que o resultado seja alcançado. Esse procedimento pode durar cerca de 2 meses.

Como saber os melhores tipos de clareamento para você?

Para saber qual é o melhor tipo de clareamento para você, primeiro é preciso passar por uma avaliação com um cirurgião-dentista, somente ele poderá indicar o tratamento mais adequado para o seu caso. Um ponto importante, que deve ser falado no momento da avaliação, é a questão da sensibilidade, um dos efeitos colaterais do procedimento. 

Se você sofre com esse tipo de problema, o dentista irá saber como adequar o tratamento às suas condições e apresentar alternativas. Vale lembrar que existem algumas contraindicações, que devem ser respeitadas. Mas, fique tranquilo, na Rizi iremos fazer o possível para alcançar as suas expectativas e transformar o seu sorriso.