higiene bucal noturna

Qual a importância de fazer a higiene bucal noturna?

27 de novembro de 2020

Desde pequenos, ouvimos de nossos pais: “vá escovar os dentes!”. Mas você já parou para pensar na relevância desse ato? Você sabe o quão importante a higiene bucal noturna é?

A seguir, você vai aprender tudo sobre a escovação dos dentes antes de dormir: a sua importância, o que ela pode evitar e como fazê-la. Acompanhe!

Qual é a importância da higiene bucal noturna?

escovação antes de dormir é de extrema importância, já que nosso fluxo salivar diminui quando estamos dormindo. A saliva é responsável pela lavagem superficial e neutralização de compostos, e, com a diminuição desse líquido, nossas defesas se tornam falhas.

À noite, enquanto dormimos, nossa boca se torna um lugar quente e úmido, com poucos estímulos e movimentos — o que é perfeito para as bactérias se multiplicarem.

Ao fazer uma higiene bucal noturna precisa, somos capazes de retirar os restos alimentares e as concentrações de microrganismos. Proporcionamos um meio bucal limpo e equilibrado que pode passar um longo período sem nenhuma intervenção. Ou seja, podemos dormir tranquilos.

Quais são prejuízos podem ser evitados com essa prática?

O acúmulo de placa bacteriana, ou seja, de bactérias e de restos alimentares, é uma das principais causas de problemas bucais.

As bactérias podem produzir ácidos que vão corroer o esmalte dentário. Essa situação é chamada de cárie e, se não tratada, pode avançar e necessitar restaurações, tratamento de canal ou até acarretar a perda do dente.

Por outro lado, pode ocorrer mineralização ou o endurecimento dessa placa bacteriana, provocar gengivite e acúmulo de tártaro. Nesse caso, pode ocorrer sangramento da gengiva, destruição dos tecidos ao redor do dente, mobilidade do dente e também pode levar à perda do elemento.

Como a higiene bucal noturna deve ser feita?

A higiene bucal noturna deve ser feita com mais atenção e cuidado, já que a sua boca ficará sem intervenção e estímulo por um longo período. Ingerir menos açúcar na parte da noite é o 1º passo para dormir tranquilo.

Veja, a seguir, como fazer uma boa higiene bucal noturna:

Como utilizar o fio dental?

É imprescindível o uso de fio dental antes da escovação. Aproximadamente 15 centímetros devem ser suficientes para que consiga alcançar todos os dentes. Passe o fio entre um dente e outro, sempre puxando para cima. Todos os movimentos devem ser feitos com cuidado para não machucar, e você deve enxaguar a boca com água após o uso do fio.

De que maneira devo escovar os dentes?

A escova deve ser de cerdas macias para que não agrida os tecidos ao redor dos dentes, e a pasta deve conter flúor a fim de que consiga proteger e remineralizar o esmalte dentário durante a noite.

Os movimentos devem ser leves e gentis. Tente alcançar todas as curvas e os espaços entre os dentes, e se lembre de que olhar para o espelho é fundamental para uma boa escovação.

É muito importante tirar um tempo para investir na sua higiene bucal noturna.

Preciso utilizar outros produtos?

Não é necessário o uso de nenhum outro produto (por exemplo: enxaguantes bucais), a não ser que sejam recomendados pelo seu dentista.

Esses produtos podem trazer uma sensação de refrescância agradável e não vão fazer mal algum. Certifique-se de que não há álcool nem clorexidina na sua composição.

O álcool pode agredir os tecidos da cavidade bucal, e a clorexidina deve ser utilizada apenas quando prescrita pelo dentista. Apesar de ser um ótimo antisséptico, o seu uso prolongado pode levar ao escurecimento dentário.

Entendeu o quão importante é a higiene bucal noturna e como ela deve ser feita? Se você gostou deste post, compartilhe-o nas redes sociais!