limpeza

Fazer limpeza dentária a cada 6 meses é mesmo necessário?

18 de setembro de 2020

Com certeza você já foi em alguma consulta odontológica em que o dentista pediu que você retornasse para fazer a limpeza dentária em 6 meses, certo? Esse retorno serve como uma “manutenção” da sua saúde bucal.

É mesmo necessário voltar dentro desse prazo? A resposta é sim, mesmo para quem é cuidadoso com a higiene bucal, usando o fio dental e enxaguante bucal regularmente. Nossa boca tende a acumular tártaro e placa bacteriana e, por isso, fazer uma limpeza a cada 6 meses pode resolver esse problema e evitar constrangimentos maiores.

Como a limpeza dentária é feita?

O processo da limpeza não é doloroso e leva menos de 1 hora. O dentista irá remover todo o tártaro e placas que estiverem se formando nos dentes, com o auxílio de uma escova e pasta profilática.

Quais são os benefícios?

• A limpeza dos dentes ajuda a evitar o surgimento de novas cáries e, consequentemente, evita que o paciente se submeta a tratamentos como o canal, por exemplo.
  • Doenças como periodontite e gengivite são evitadas com essa visita. Por isso, é tão importante fazer a limpeza dos dentes com essa frequência. Afinal, a prevenção é sempre o melhor remédio.
  • Previne a perda dos dentes, um fator muito comum em quem precisa fazer tratamentos mais agressivos. A limpeza semestral evita problemas sérios como tratamentos de canal e doenças cardiovasculares.

Quem pode fazer a limpeza?

A limpeza dentária é indicada para todas as idades. Para as crianças, que não têm tártaro dental, pode ser feita a profilaxia com escovinha, pasta profilática e aplicação de flúor para manter os dentes livres da placa dental e de cáries.

Por melhor que seja a sua higiene bucal, não deixe de fazer um acompanhamento odontológico. A limpeza dental no dentista deve ser feita a cada seis meses, nos casos em que há um bom controle da higiene bucal por parte do paciente. Já nos casos de doença periodontal, o paciente precisa conversar com o dentista para realizar as raspagens do tártaro com uma frequência maior, como a cada três meses, para que o problema se estabilize, sem que haja mais perdas ósseas.

Ficou com alguma dúvida? Siga nossas redes sociais e envie uma mensagem — Facebook e Instagram. Até o próximo post!