aparelho móvel rizi dental

Entenda melhor sobre o tratamento com aparelho móvel

31 de outubro de 2022

Por Dr. Fernando Luiz (CRO-RJ 23.204)

Será que é mesmo possível alinhar os dentes e corrigir os ossos da face com o aparelho móvel? Veja a seguir como esse tipo de tratamento ortodôntico pode ser a solução para transformar o seu sorriso e melhorar a parte funcional dos seus dentes.

Para que serve o aparelho móvel?

Além de alinhar os dentes, o aparelho móvel serve para movimentar as arcadas dentárias, a fim de resolver problemas respiratórios e fonéticos oriundos de hábitos parafuncionais, como sucção de dedo, chupeta, roer unha, respiração pela boca e não pelo nariz, este último podendo acarretar alterações musculares e ósseas da face, do tórax e até mesmo na postura.

 
Também pode ser utilizado como contenção, após o uso do aparelho fixo ou dos alinhadores,  para manter o resultado do tratamento. Por último, também serve para tratamentos ortopédicos faciais, que redirecionam o crescimento dos ossos da face e dos dentes, diminuindo a necessidade do uso e o tempo de tratamento com os aparelhos fixos.

Quem pode usar?

Pacientes que finalizaram o tratamento com o aparelho fixo, crianças que precisam corrigir os ossos da face e pessoas que querem alinhar os dentes. Vale lembrar que somente após uma avaliação com o ortodontista é possível saber se você pode ou não usar esse tipo de aparelho. 

Como funciona o aparelho ortodôntico móvel?

Você pode retirar esse tipo de aparelho da boca a qualquer momento, como o próprio nome sugere. Essa característica ajuda o paciente na hora da alimentação e higienização bucal. Outra característica interessante é que esse aparelho é o único, ou seja, cada paciente tem o seu aparelho confeccionado de acordo com as necessidades do seu caso. Por isso, a avaliação antes de iniciar o tratamento é importante.

Assim que o paciente inicia o uso do seu aparelho personalizado, o ortodontista irá passar as devidas recomendações de uso e orientá-lo sobre os próximos passos, tendo em vista que o tratamento também precisa de uma manutenção periódica que varia de acordo com cada caso e objetivo de uso do aparelho.

A importância do uso do aparelho móvel após o tratamento ortodôntico

Muitos pacientes perguntam se há mesmo a necessidade de usar o aparelho de contenção, e a resposta é sempre sim. Sabe por quê? Se não contivermos nossos dentes na posição adequada, ao longo dos anos, eles podem voltar para o mesmo lugar do início do tratamento, pois possuem "memória".

Além disso, a contenção visa manter os dentes em suas novas posições até que se complete a formação de novo osso ao redor dos dentes e até que lábios e língua tenham se adaptado às novas posições, diminuindo assim o risco de recidivas.

Em relação ao tempo de uso, esse vai depender de cada caso em termos de complexidade. Mas, após a colocação do aparelho de contenção o paciente se obriga a retornar ao consultório do ortodontista, no mínimo 4 vezes, para acompanhar a estabilidade dos resultados e decidir sobre a suspensão ou continuidade de uso das mesmas.

Quais os tipos de aparelho móvel?

Você pode usar o aparelho móvel para várias finalidades. Dessa forma, cada objetivo precisa de um tipo de aparelho específico, veja quais são eles.

Funcional

Recomendamos o uso do aparelho móvel funcional para pacientes que apresentam problemas de má oclusão, como mordida aberta, cruzada ou sobremordida, além de terem a arcada inferior recuada. Esse modelo é amplamente utilizado por crianças e adolescentes, mas também recomendamos para adultos, pois esses problemas são comuns em qualquer fase da vida. Com uma estrutura feita de metal e resina, esse aparelho serve para estimular, restringir e direcionar o crescimento e posição dos ossos maxilares da face (arcada superior e inferior), visando estabelecer uma relação saudável entre os ossos da face e os dentes.

Aparelho móvel de contenção

Como o próprio nome indica, esse tipo de aparelho móvel serve para conter os dentes após o tratamento ortodôntico. Recomendamos o uso, pois os lábios, a língua e o maxilar também precisam se adaptar à nova posição dos dentes. Dessa forma, o paciente consegue preservar os resultados obtidos e evita recomeçar o tratamento. O ortodontista determinará o tempo de uso do aparelho móvel de contenção com base na complexidade do seu caso.

Extrabucal

Uma das principais indicações para crianças, esse modelo tem como principal função controlar o desenvolvimento da arcada dentária superior e de seus movimentos retrocedentes. Também indicamos seu uso para abrir espaço entre os dentes apinhados. A estrutura é feita por uma cinta de nylon que se apoia na parte de trás do pescoço ou da cabeça através de um arco externo. Por isso, esse modelo ficou popularmente conhecido como “freio de burro”.

Aparelho móvel transparente

O aparelho possui uma estrutura feita de um material incolor, tornando-o imperceptível. Isso proporciona um tratamento ortodôntico estético, rápido e confortável. Além disso, nós o fazemos sob medida, com um planejamento totalmente previsível, para que você saiba exatamente quando o tratamento será concluído.

Dicas de como cuidar do seu aparelho móvel

Apesar de parecer um aparelho simples de usar, pela facilidade de tirar e colocar na boca, é preciso seguir alguns cuidados com esse tratamento. Veja a seguir algumas dicas para cuidar bem do seu aparelho e manter a sua saúde bucal em dia.

Higienize todos os dias

Sim, o aparelho móvel precisa ser higienizado todos os dias. Além de eliminar as bactérias, a escovação também serve para retirar o excesso de saliva que fica acumulada no aparelho, evitando, assim, o mau cheiro. A limpeza é simples, você pode usar a sua própria escova e um pouco de creme dental para escovar toda a estrutura do aparelho, depois é só enxaguar com bastante água.

Seque antes de guardar

Em hipótese alguma guarde o seu aparelho molhado. Esse hábito pode favorecer a proliferação de micro-organismos, o que pode ser prejudicial para o seu aparelho e saúde bucal. Assim que terminar de limpar, pegue um pano limpo ou papel toalha e remova o excesso de umidade antes de guardar.

Guarde no estojo

Nada de deixar o aparelho enrolado em algum pano ou guardanapo e muito menos solto em alguma superfície, como mesas e cômodas. Evite também guardar o seu aparelho no bolso ou bolsas. Guarde ele no estojo entregue pelo o seu ortodontista.

Escove os dentes após se alimentar

Essa dica deve ser seguida com ou sem o uso de aparelhos. Mas, nesse último caso, é importante redobrar a atenção, pois ao esquecer de escovar os dentes os resíduos dos alimentos podem acumular e favorecer a proliferação de bactérias pela sua boca e aparelho. Portanto, escove os dentes após todas as refeições e antes de colocar o aparelho.

Evite contato com água quente

Não limpe o seu aparelho com água quente, isso pode causar deformações na estrutura do material. Também não é recomendável ingerir bebidas quentes enquanto estiver usando. Para a limpeza, use a água em temperatura ambiente.

Faça uma limpeza mais completa semanalmente

Pelo menos uma vez por semana, deixe o seu aparelho de molho no enxaguante bucal por 20 minutos, no máximo. Isso vai ajudar a manter ele ainda mais livre de resíduos e bactérias. Aproveite o horário de alguma refeição para fazer a higienização semanal.

Como ter um tratamento bem sucedido?

Além disso, é importante que você siga alguns cuidados para garantir um tratamento de sucesso, como manter uma boa higiene bucal e cuidar adequadamente do aparelho.

Use o máximo de tempo possível

Com a facilidade de tirar o aparelho a qualquer momento, alguns pacientes acabam negligenciando o tempo de uso recomendado.

No entanto, para alcançar o resultado desejado, é necessário usar o aparelho pelo máximo de tempo possível. O aparelho transparente da marca Invisalign, por exemplo, deve ser usado 22 horas por dia. No entanto, cada tipo de aparelho tem um tempo de uso recomendado, o seu dentista irá orientá-lo sobre.

Retire sempre que necessário

Por mais que você tenha que usar pelo maior tempo possível. Não esqueça de tirar o aparelho em momentos necessários, como durante as refeições, ingestão de bebidas quentes e escovar os dentes. Você também pode tirar para praticar algum esporte que ofereça risco de lesões na boca. Mas, lembre-se de colocar novamente assim que possível.

Respeite o período de adaptação

É normal sentir um pouco de desconforto durante a primeira semana de uso, por isso, tenha um pouco de paciência e respeite esse período. No máximo em sete dias você já vai estar acostumado com o aparelho. Lembre-se que quanto mais você usar, melhor será a sua adaptação e resultados.

Quanto custa um aparelho móvel?

O preço do aparelho móvel vai variar de acordo com a complexidade do seu caso e tipo de tecnologia utilizada. O modelo mais em conta é o aparelho de contenção, que só é usado para complementar o tratamento ortodôntico. Além do tipo, a estrutura da clínica, a experiência do dentista, o tempo de duração e a manutenção também são fatores que influenciam no custo final do aparelho. Veja também quanto custa um aparelho dentário.

Dúvidas comuns

É comum surgirem algumas dúvidas antes e durante o uso do aparelho móvel. Por isso, separamos as três principais dúvidas para esclarecer e fazer com que você tenha mais segurança para iniciar o seu tratamento.

Usar aparelho móvel dói?

Não, é normal sentir um desconforto na fase de adaptação, mas não dura mais que uma semana. Caso você sinta dores ou incômodos muito fortes por mais tempo, consulte o seu ortodontista.

É preciso fazer a manutenção do aparelho?

Sim, alguns tipos precisam de manutenção. Somente o modelo de contenção não precisa, mas isso não quer dizer que você vai deixar de ir ao dentista, certo? Continue fazendo avaliações periódicas após a conclusão do tratamento.

Duração do tratamento

Cada caso tem a sua indicação de tempo específica. O tratamento terá uma duração de 6 a 18 meses, podendo ser estendido de acordo com a evolução do tratamento.