Dúvidas frequentes sobre lente de contato dental
8 de julho de 2022
Por Dr. Fernando Luiz (CRO-RJ 23.204)
Você já pensou em colocar lente de contato dental, mas ainda tem muitas dúvidas sobre o tratamento? Neste post, vamos esclarecer as dúvidas mais comuns sobre a necessidade de desgaste, principais cuidados, resultado artificial e muito mais. Boa leitura!
Quais são os cuidados que devo ter após o procedimento?
Após passar pelo procedimento, você precisa tomar alguns cuidados para evitar danos às lentes e aos seus dentes naturais. Alguns dos principais cuidados são:
- Manter as visitas periódicas ao dentista;
- Fazer a higienização bucal correta;
- Abandonar o hábito de roer unhas e objetos;
- Iniciar o tratamento de bruxismo (caso apresente sintomas);
- Redobrar a atenção quanto à ingestão de alimentos excessivamente duros.
Pode parecer simples, mas alguns cuidados são fundamentais para preservar o resultado do tratamento e fazer com que o seu sorriso fique bonito e saudável por mais tempo. Além desses cuidados, é muito importante seguir as orientações do seu dentista.
A lente dental pode manchar?
Não, a lente dental é feita de cerâmica, tipo de material que apresenta mais resistência a manchas. Portanto, você pode continuar tomando café, vinho e comendo alimentos com corante. Porém, lembre-se de manter a higiene bucal após cada refeição.
Tem como clarear lente de contato dental?
Não, uma vez colocada, as lentes de contato dental não podem sofrer alterações. Por isso, a etapa de planejamento é muito importante.
Quantas consultas são necessárias para a realização do procedimento?
No geral, o procedimento de lente dental pode ser dividido em quatro etapas: escaneamento, mock up odontológico (design), preparo e cimentação. Todo esse processo pode levar até quatro consultas, se ocorrer tudo conforme o planejado.
Vale ressaltar que o espaço entre as consultas vai depender da sua disponibilidade e da clínica, com isso, o procedimento pode ser finalizado em dias, semanas ou meses.
É preciso desgastar o dente para colocar lente?
Sim, mas os desgastes são mínimos. Esse processo é indicado quando o paciente apresenta dentes mal posicionados (até um certo limite) e que precisa alterar o formato natural para chegar em um resultado satisfatório.
Dói para colocar lente de contato dental?
Não, no máximo você poderá sentir um leve desconforto no momento da cimentação das lentes de contato nos dentes.
Meu sorriso vai ficar muito artificial?
Primeiramente, precisamos entender que o sorriso artificial, aquele extremamente perfeito e branco, pode ser o objetivo de alguns pacientes. Então, se você pretende ter um sorriso sem defeitos, o dentista deve seguir a sua vontade. Porém, antes de tomar essa decisão, é importante lembrar que a lente de contato dental é um tratamento definitivo.
No momento da escolha da cor, tamanho e formato, a opinião do dentista é extremamente importante, pois somente ele tem a capacidade de deixar o seu sorriso bonito, natural e saudável. Confira o nosso post sobre as cores das lentes de contato dental e saiba como escolher.
É verdade que a lente de contato cai?
Não é o esperado, mas elas podem descimentar caso haja alguma intercorrência. O paciente é livre para fazer sua alimentação normal, mas a existência de hábitos parafuncionais (roer unha, roer tampa de caneta, bruxismo, etc) é uma contraindicação para o uso de lente nos dentes. Assim como para os dentes naturais, alimentos extremamente duros prejudicam as lentes (roer osso de frango, etc).
Lente de contato dental estraga os dentes?
Não estraga, o que pode acontecer é a necessidade de fazer um mínimo desgaste na superfície externa dos dentes, que pode afetar a sua estrutura natural.
Coloquei lentes de contato dental e me arrependi. O que fazer?
Como falamos acima, a lente de contato nos dentes é um tratamento estético definitivo. Sendo assim, uma vez colocada, não é possível reverter. Por isso, é muito importante que você tenha 100% de certeza de que quer fazer o procedimento e que o profissional que você escolheu é capacitado.
A decisão de colocar as lentes deve ser feita com muita responsabilidade. Se você ainda estiver com dúvidas, converse com o seu dentista para esclarecer tudo e busque entender os reais motivos para iniciar a mudança.
Precisa fazer manutenção?
Após o período de adaptação (15 a 20 dias), a manutenção das lentes dentárias deve ser feita anualmente por um dentista, para que ele possa verificar se o procedimento segue como previsto ou se há alguma alteração pois, assim como os dentes naturais, as lentes de contato podem sofrer alteração com o tempo, a depender dos hábitos e higiene bucal de cada paciente.
Ainda ficou com a dúvida sobre o tratamento? Entre em contato com a nossa central de atendimento e agende uma teleorientação com um de nossos especialistas.