escala de cores lente de contato dental

Conheça as cores das lentes de contato dental e saiba como escolher

13 de junho de 2022

Por Dr. Fernando Luiz (CRO-RJ 23.204)

As cores das lentes de contato dental geram bastante polêmica, isso porque alguns pacientes, principalmente famosos, optam por cores que deixam os dentes extremamente brancos. Também existem aqueles pacientes que acreditam que as cores das lentes só podem ser brancas, o que não é verdade. 

A lente de contato também pode ser feita de acordo com a cor original do dente do paciente. O mais recomendado é escolher tons naturais, pois o tratamento é irreversível e pode gerar incômodos estéticos no futuro. Mas, claro, o paciente é livre para escolher a cor que mais lhe agrada.

Como escolher a cor para lentes de contato dental?

No momento da avaliação, o dentista apresenta a escala de cores das lentes de contato. O papel do dentista, nesse momento, é orientar sobre a cor que combina mais com o seu tom de pele, idade e sexo, fatores importantes que podem influenciar na escolha da cor das lentes. Essa é uma etapa fundamental para ter um resultado satisfatório. 

Pense nas seguintes possibilidades: se você precisa mudar um único dente, o ideal é escolher a mesma cor dos dentes vizinhos, a mesma escolha deve ser feita para mudança de 2 ou 6 dentes. Agora, se você quer mudar 10 dentes (número de dentes que aparecem na linha do sorriso) ou mais de uma vez, já é possível escolher uma tonalidade mais clara sem ficar destoando dos outros dentes.

Escala de possíveis cores das lentes de contato

escala de cores lente de contato vital classical
  • Escala A: corresponde aos tons mais amarronzados. 
  • Escala B: apresentam tons mais amarelados.
  • Escala C: são cores com um toque acinzentado. 
  • Escala D: apresentam uma tonalidade mais avermelhada. 
  • Escala BL: escala de cores não naturais, recomendada apenas para dentes que foram clareados.

Existe uma cor ideal para a lente dental?

Não existe uma cor ideal para a lente, tendo em vista que essa é uma questão individual e uma decisão muito importante que deve ser tomada de forma consciente, por isso, deve ser feita com o acompanhamento de um profissional de confiança. 

Lembrando que o foco do tratamento é deixar o sorriso do paciente mais bonito e harmônico, colocar cores que contrastam muito com os dentes e rosto pode gerar um resultado constrangedor. Ninguém quer ficar com a sensação de ter um sorriso falso, não é mesmo?

Cores não naturais: dentes clareados e branco absoluto

É preciso tomar um certo cuidado ao escolher dentes muito claros ou brancos absolutos. Aos pacientes que fizeram o clareamento dental e obtiveram um resultado bem sucedido, a melhor opção é escolher tons entre a escala BL1 e BL4, que são próprias para pessoas que passaram por algum procedimento que clareou os dentes. Os tons dessa escala são os mais brancos que existem, também são conhecidos como brancos absolutos, pois deixam o sorriso o mais branco possível.

Problemas encontrados no tratamento com cores próximas ao branco absoluto

Ter dentes extremamente brancos é considerado belo por muitos. Porém, ao escolher branco absoluto para as cores das lentes de contato dental, é preciso ter ciência de que alguns problemas podem ser encontrados a curto e longo prazo. Veja os principais a seguir.

Perda de detalhes anatômicos

Um dos principais problemas em escolher cores próximas ao branco absoluto, é que o resultado pode ficar artificial e perder alguns detalhes anatômicos como transparência e luminosidade.

Contraste de cor e luminosidade entre lente e o dente natural

Em casos de pacientes que não tiveram bons resultados com o clareamento dental, as lentes de contato não são indicadas para colocação em seis ou menos dentes, o ideal é que o paciente converse com o dentista especialista para seguir tratamento de forma adequada. Quer saber mais sobre o procedimento? Veja o nosso guia completo de lente de contato dental.