dente siso rizi

Descubra tudo sobre extração de siso e tire suas dúvidas!

22 de julho de 2022

A cirurgia para extrair o siso pode ser muito mais tranquila do que você imagina, portanto, não se desespere se você recebeu uma indicação do seu dentista para dar adeus aos sisos. Veja a seguir o que é o dente siso, quando ele deve ser extraído, dúvidas sobre extração e muito mais.

Afinal, o que é dente siso?

O terceiro molar, também conhecido como dente siso ou “dente do juízo”, é o último dente a nascer, geralmente no início da fase adulta. Por nascer tardiamente, é muito comum não ter espaço para ele na arcada dentária, o que pode causar uma série de alterações bucais. Entretanto, isso não é uma realidade para todos, existem pessoas que, por terem bastante espaço na boca, conseguem manter o siso sem enfrentar dores e transtornos.

Quando é preciso extrair o siso?

Se você sente muita dor na região do siso, dificuldade para morder e mastigar, desconforto ou precisa fazer uso de aparelho e não tem espaço na arcada para a movimentação dos dentes, você é um forte candidato para realizar a extração do siso.

No entanto, como falamos acima, nem todos precisam passar pelo procedimento. O ideal é fazer o acompanhamento com o dentista assim que os sisos começam a nascer, ou até mesmo antes, para verificar se a extração será realmente necessária.

Principais Dúvidas relacionadas a Extração de siso

Ainda está com dúvidas sobre a extração do dente siso? Veja a seguir uma série de respostas para esclarecê-las.

Ele pode causar problemas para a saúde bucal?

Em alguns casos sim, vai depender do posicionamento do dente. Quando o siso nasce parcialmente, ele pode causar alguns problemas bucais como surgimento de cárie e inflamação na gengiva, devido à dificuldade de higienização. Caso não haja o tratamento adequado e no tempo certo, poderá afetar o dente vizinho.

Extrair dente siso é perigoso?

Para ser realizada de forma segura, de modo que não ofereça riscos ao paciente, é preciso buscar uma clínica odontológica confiável e optar fazer com um profissional capacitado. Apesar de ser simples, a extração dentária não deixa de ser uma cirurgia e precisa ser feita com os materiais e técnicas adequadas. Seguindo esses cuidados, é possível extrair o siso com segurança, rapidez e sem riscos.

Como é feita a extração?

Após o check-up bucal, o dentista irá analisar a radiografia do paciente para entender a complexidade do caso. A cirurgia é feita sob efeito de anestesia local, administrada por meio de injeção. Após a área estar anestesiada e o paciente atestar que não está mais sentindo sensibilidade no local, o dentista inicia o procedimento. Depois de retirado o siso, o cirurgião-dentista finaliza o procedimento com uma sutura. Todo o processo pode durar aproximadamente uma hora.

Ele deve ser sempre removido?

Nem sempre o paciente recebe indicação para a extração do siso, mas é importante ir ao dentista regularmente para saber como está a situação dos sisos e prevenir problemas futuros.

O que acontece se você não extrair o siso em caso de indicação?

Em alguns casos, por medo de fazer a cirurgia, o paciente acaba postergando a extração do siso. Porém, ao esperar muito depois de receber uma indicação, o paciente pode começar a sofrer com fortes dores de cabeça, inchaços e infecções na região. Vale lembrar que cada caso é um caso, por isso é importante seguir as orientações do seu dentista.

Quanto custa para extrair um siso?

Assim como qualquer outro procedimento, a extração do siso pode variar de acordo com o local, tecnologias oferecidas, capacitação do dentista, que preferencialmente deve ser um buco-maxilo-facial. O ideal é buscar sempre profissionais bem referenciados e que ofereçam um procedimento de qualidade.

Quais são os cuidados necessários após a extração?

É comum ter dúvidas em relação ao pós-operatório, principalmente sobre o que pode ou não comer. As recomendações são simples, mas devem ser seguidas à risca, já que a região está sensível e precisa de muita atenção para evitar problemas com inflamações e infecções.

As principais recomendações são: alimentação líquida ou pastosa nos três primeiros dias, evitar movimentos de sucção com a boca (por ex. fumar e beber de canudo), manter a higiene bucal após as refeições, mas com atenção na área da cirurgia e evitar esforço físico e pegar sol nos primeiros dias. Além disso, caso haja necessidade, o dentista poderá prescrever algum medicamento para amenizar dores e evitar inflamações.

Quanto tempo demora para cicatrizar a extração de dente siso?

O tempo de cicatrização dos tecidos moles da gengiva pode variar de 7 a 10 dias. A cicatrização completa que envolve toda a recuperação da região pode levar 2 meses ou mais. Vale ressaltar que vários fatores influenciam na cicatrização, como complexidade do caso, idade do paciente, cuidados no pós-operatório, etc.

Como acelerar a cicatrização?

No geral, como falamos acima, seguir à risca as orientações do dentista e manter uma boa alimentação rica em proteínas e cálcio.

Inflamação após extração de siso, o que fazer?

Caso o paciente note algum sintoma persistente como inchaço, sangramento, mau cheiro e dores muito fortes, ele deve entrar em contato imediatamente com o dentista para receber orientações e marcar uma avaliação. Se a infecção não for tratada corretamente, pode desencadear outros problemas bucais e gerar mais transtornos

Sinais de dente siso inflamado

Um dos primeiros sintomas que o paciente pode notar é o incômodo persistente no local da cirurgia, além disso, é comum sentir dor, inchaço, vermelhidão e dificuldade para abrir e fechar a boca. Nesse caso, o dentista também deve ser procurado para avaliar a região e orientar quanto à melhor conduta a ser tomada.

Curiosidade sobre o siso

Apesar de normalmente nascer no início da fase adulta, o siso também pode nascer em qualquer fase da vida. Segundo o Guinness Book, uma pessoa teve o siso despontado aos 94 anos.