Conheça os tipos de lentes de contato dental!

23 de agosto de 2022

Por Dr. Fernando Luiz (CRO-RJ 23.204)

É fato que a lente de contato dental é um dos procedimentos mais procurados dos últimos tempos. O motivo? A busca pela estética do sorriso perfeito. Afinal, todo mundo quer ter um sorriso harmônico e sem imperfeições. Mas você sabia que existem diferentes tipos de lentes de contato dental? Veja a seguir a diferença entre esses tipos e quais são suas recomendações de uso.

Quais são os principais materiais utilizados?

A principal diferença está nos materiais utilizados na hora da confecção, os mais usados são:

Cerâmica de dissilicato de lítio

Um dos mais utilizados nos tratamentos atuais e que apresentam excelentes resultados por serem mais resistentes. 

Cerâmica reforçada por leucita

Capaz de imitar perfeitamente as propriedades dos dentes, além de ser bastante durável e resistente. 

Cerâmica feldspática

Apesar de apresentar excelentes resultados estéticos, o material mais antigo do mercado, apresenta uma resistência menor e riscos de fraturas.

Lente de contato de porcelana ou faceta de resina, qual é a melhor?

Embora as duas opções tenham excelentes resultados, elas possuem características diferentes que devem ser levadas em consideração no momento da escolha. A faceta de resina, por exemplo, proporciona um tempo de tratamento muito mais rápido, podendo ser colocada em uma única sessão. Já a lente de contato de porcelana precisa de um processo mais complexo para ser confeccionada, o que pode demandar mais tempo e investimento. 

Em relação a durabilidade, a restauração de porcelana consegue durar por mais tempo que a de resina, e mantém a sua cor estável ao longo do tempo. Vale ressaltar que os dois tipos de lentes de contato são de qualidade e para definir qual é o melhor para transformar o seu sorriso é necessário ir a um dentista, que seja especializado e bem referenciado na área

Diferença entre faceta e lente de contato dental

Essa é uma das dúvidas mais comuns quando se trata de lente de contato. A principal diferença entre as duas está na espessura. A faceta tende a ser mais grossa e é indicada para casos que exigem correções mais complexas nos dentes.

Já a lente é mais fina e é indicada para casos mais simples e que exigem menos desgaste dentário. Ambas conseguem alterar perfeitamente a cor, o tamanho, o formato e a textura do dente. Para saber qual é a melhor para o seu caso, também é necessário consultar um cirurgião-dentista. 

Quais são as recomendações de uso?

Como você já sabe, o principal objetivo da lente de contato é transformar a estética do seu sorriso. Veja a seguir as principais recomendações para esse procedimento:

  • Corrigir diastemas, espaços extra entre os dentes;
  • Alinhamento do tamanho e formato dos dentes;
  • Clareamento de dentes amarelados e escurecidos;
  • Aumento do tamanho dos dentes (dentes infantilizados);
  • Correção de dentes fraturados ou lascados. 

Somente após uma avaliação completa do seu caso que o cirurgião-dentista irá dizer se você tem ou não recomendação para usar lente de contato. Ainda ficou com alguma dúvida? Saiba tudo sobre o tratamento de lente de contato dental

Na Rizi, você consegue simular como vai ficar o seu sorriso depois do tratamento ainda na primeira avaliação. Com isso, além de saber se a lente é pra você, já é possível se encantar com o resultado final. Quer saber mais? Agende a sua simulação com uma de nossas consultoras.