Conheça os tipos de implantes dentários!
26 de julho de 2022
Por Dr. Fernando Luiz (CRO-RJ 23.204)
Você sabia que existem diversos tipos de implantes dentários? Esse é o tratamento mais avançado para solucionar a perda dentária, pois devolve ao paciente a função mastigatória, fonética e estética de forma independente da quantidade de dentes perdidos.
Como funciona a estrutura do implante dentário?
Após uma avaliação completa do seu caso, o cirurgião-dentista irá indicar o procedimento mais adequado para a sua necessidade. Confira como funciona os tipos de implantes dentários.
Quantidade de implantes
Implante unitário
Esse é o tipo mais indicado para quem perdeu um dente ou mais, que não estejam em sequência, ou seja, um do lado do outro. Nesse procedimento, o dentista irá implantar um único pino por região, em seguida, após o período de integração óssea, ele irá inserir a prótese dentária, que substitui a parte visível do dente.
Vale ressaltar que, quanto mais tempo você demorar para colocar o implante, maior será o risco de absorção do osso pelo organismo. Com isso, para que não haja necessidade de fazer enxerto ósseo, é muito importante fazer o implante o quanto antes.
Ponte fixa sobre Implante
Esse procedimento é indicado para o paciente que perdeu aproximadamente três dentes seguidos. Nesse caso, o dentista irá avaliar a parte óssea da região para executar dois implantes que vão substituir três dentes ou mais. A prótese dentária confeccionada para essa técnica é feita com os dentes unidos. Desta forma, o dente do meio não ficará fixado, será suportado pelos dois implantes adjacentes . Essa é uma boa opção para reduzir o custo do tratamento e o processo cirúrgico.
Implante com prótese protocolo
Parecido com o procedimento anterior, o protocolo não precisa de um implante para cada dente perdido. Nesse caso, o dentista, geralmente, faz de 4 a 8 implantes em pontos estratégicos da arcada, para inserir a prótese que repõe todos os dentes.
Essa prótese é fixa; portanto, não pode ser retirada da boca, como acontece com as dentaduras. Essa remoção só pode ser feita por um cirurgião-dentista quando há a necessidade de intervenção, manutenção ou tratamento.
Implante com prótese overdenture
Assim como o tratamento anterior, o método overdenture utiliza implantes para receber a prótese e repor todos os dentes da arcada. A diferença está na quantidade de pinos colocados na arcada e no modelo da prótese que não é fixa. Essa técnica conta um sistema de encaixe que permite que você tire a prótese para limpar, por exemplo. Também é uma boa alternativa para quem tem dificuldades motoras e não consegue realizar a higiene bucal.
Tipos de materiais e tecnologia
Convencional de titânio
Esse é o material mais utilizado para confeccionar os pinos de implantes dentários atualmente. Além de ser leve e resistente à corrosão, ele é biocompatível com o nosso organismo, o que minimiza a possibilidade de rejeição após a cirurgia.
Implante de cerâmica
Esse tipo de implante ainda não é muito utilizado, apesar de apresentar um material tão resistente e biocompatível quanto o titânio. Ele tem sido uma alternativa para pacientes que buscam tratamentos livres de metais e, em especial, para pessoas que apresentam algum tipo de alergia ou sensibilidade ao titânio. Um dos principais benefícios da Zircônia é a capacidade de dificultar a formação de placa bacteriana.
Nanotecnológico
Um dos sistemas mais avançados na odontologia, consiste na combinação de partículas criadas com biologia molecular e tecnologia. Essas partículas são colocadas na estrutura do pino, com o objetivo de desempenharem funções específicas quando entrarem em contato com o tecido do corpo do paciente. Com isso, a cicatrização e fixação do implante fica mais eficiente, favorecendo o processo de integração óssea e o pós-operatório. Vale ressaltar que esse não é um tipo de implante, mas sim uma tecnologia utilizada para tratamento da superfície do pino do implante.
Tipos de Tamanhos
Implante curto
Em casos de perda óssea, como já falamos anteriormente, esse tipo de implante é indicado para pacientes que não irão se submeter ao enxerto ósseo. Sendo assim, o implantodontista opta por fazer a cirurgia com um modelo mais curto e estreito.
Esse tipo também pode servir como alternativa para pacientes que, por questões genéticas, têm o osso menor ou pouco espaço entre as raízes. Apesar de ser mais curto, a estabilidade desse tipo é semelhante ao modelo convencional.
Implante zigomático
Esse procedimento é indicado para pacientes que tiveram atrofia óssea na arcada superior, ou seja, tiveram o osso reabsorvido em grande quantidade pelo organismo após a perda do dente. Nesse tratamento, o enxerto ósseo é descartado e o implante é feito diretamente no osso zigomático, também conhecido como maçã do rosto.
Esse osso está próximo da arcada dentária superior, e deve ser recomendado para quem precisa repor todos os dentes dessa área.
Plataformas de implante dentário
A plataforma pode variar de formato, os principais são: hexágono interno, hexágono externo e cone-morse, que é a mais utilizada nos tratamentos atuais. A escolha da plataforma vai depender da análise do implantodontista diante da avaliação do paciente. As diferentes plataformas possibilitam uma melhor adaptação do implante no tecido ósseo e permitem que a integração óssea e a reabilitação protética do paciente sejam mais adequadas, dependendo da indicação de cada caso.
O que é a carga imediata?
Esse procedimento, na maioria dos casos, é executado após uma extração planejada. Na carga imediata, diferente da técnica padrão, não há necessidade de aguardar o período de osseointegração. Assim que o dentista faz o implante, ele instala a prótese provisória.
No entanto, nem todos os pacientes estão aptos para fazer a carga imediata no mesmo dia. Alguns fatores como qualidade e quantidade óssea suficientes na região que receberá o implante e bom estado de saúde geral devem ser levados em consideração para conseguir um torque adequado (travamento do implante no osso) no momento da cirurgia e poder fazer a carga imediata.
Qual é o melhor implante dentário?
Para afirmar com exatidão qual é o melhor implante dentário para o seu caso, é necessário fazer uma avaliação com um implantodontista. Por isso, é muito importante procurar um especialista de confiança e que tenha experiência na área. O melhor tratamento de reabilitação oral será o que vai atender todas as suas necessidades com qualidade e segurança.