Clareamento dental: o que é, quais são os tipos e mais
9 de junho de 2022
Por Dr. Fernando Luiz (CRO-RJ 23.204)
Já pensou em fazer um clareamento dental? Com o passar dos anos, os nossos dentes vão envelhecendo, escurecendo e ficando manchados devido a processos naturais do organismo e ao consumo excessivo de alguns tipos de alimentos com corantes. Isso acaba afetando a autoestima de algumas pessoas, principalmente daquelas que trabalham com a própria imagem.
Por isso, um sorriso branco e livre de manchas é o desejo de muitos brasileiros. A técnica mais utilizada para chegar a esse resultado é o clareamento dental. Veja a seguir o que é e as principais dúvidas sobre o tratamento.
O que é clareamento dental?
Em poucas palavras, o clareamento dental consiste em um tratamento estético que utiliza agentes clareadores para recuperar a tonalidade original ou clarear os dentes. Essa técnica realiza uma limpeza profunda do esmalte do dente removendo manchas que ficaram impregnadas com o tempo. Ao contrário do que muitos pensam, dependendo do tipo de clareamento, o procedimento pode não ser muito rápido, afinal, para ter um resultado satisfatório precisa de um certo tempo.
Saiba quais são os tipos de clareamento dental
Os tipos de clareamento dental mais procurados são o caseiro e o de consultório. O clareamento dental caseiro pode ser feito em casa sob orientações do dentista e dura cerca de três semanas. Já o clareamento de consultório deve ser feito por um dentista na clínica odontológica e pode durar de 1 a 4 sessões. Também é possível fazer uma combinação entre essas duas técnicas, que geralmente é recomendada para que o paciente consiga atingir o resultado desejado de forma mais rápida.
Um outro tipo de tratamento, que não é muito comum, pois deve ser indicado para pacientes com casos mais complexos, é o clareamento interno, onde o paciente que teve os dentes escurecidos após um tratamento de canal, ficou com dentes manchados após traumas, passa por um clareamento na parte interna do dente. O clareamento interno pode ser indicado para um único dente e dura em média de três a cinco consultas. Saiba como funcionam os tipos de clareamento dental.
Quais são os benefícios do procedimento?
Sem dúvidas, o clareamento dental irá impactar principalmente a estética do sorriso do paciente, uma vez que o foco do procedimento não está na prevenção e tratamento de doenças bucais. Porém, de certa forma, o paciente que está satisfeito com o seu sorriso tende a ter um maior cuidado com a higienização, fazendo o uso correto do fio dental e visitando o dentista regularmente, tudo isso para manter o sorriso bonito e ainda mais saudável. Por isso, além da estética, o tratamento acaba contribuindo para a saúde de modo geral.
O clareamento dental dói?
Não, o clareamento dental não causa dor. O que o paciente pode sentir, durante o procedimento, é uma sensibilidade nos dentes que pode ser mais leve ou aguda, dependendo de cada pessoa. Esse, inclusive, é um dos motivos do clareamento ser feito por sessões, para não gerar muito incômodo ao paciente. Conheça alguns dos sintomas comuns abaixo:
Sensibilidade e clareamento dental
Sentir um certo desconforto ao comer alimentos muito ácidos ou com temperaturas extremas é um dos sintomas da sensibilidade dentária, condição que pode ser consequência do clareamento dental.
Por que os dentes ficam sensíveis?
Isso acontece porque o gel clareador usado no tratamento é composto por ácido. Mas fique tranquilo, essa sensibilidade dura somente enquanto o clareamento dental está sendo realizado.
Como aliviar a sensibilidade após o clareamento dental?
Após cada sessão, é normal sentir uma certa sensibilidade, o paciente pode pedir ao seu dentista uma recomendação de creme dental para ajudar a aliviar a sensibilidade e evitar comer alimentos muito ácidos. Durante o procedimento, também pode ser feita a aplicação de dessensibilizante. Alguns dentistas também recomendam utilizar pasta específica para sensibilidade uma semana antes de iniciar o clareamento dental.
Irritação na gengiva
No caso do clareamento dental caseiro, o paciente deve seguir fielmente todas as orientações do dentista. Isso porque ele ficará responsável pela aplicação do gel nas moldeiras e controlará o tempo de tratamento. Caso o paciente aplique o gel de forma incorreta, pode ocorrer irritação e até queimaduras na gengiva.
Por que isso acontece?
Como falamos acima, o gel clareador possui componentes ácidos que ao entrar em contato com a gengiva provocam irritação e, por esse motivo, é muito importante ter atenção redobrada no momento do procedimento em casa.
O que pode ser feito para reverter a irritação?
Caso ocorra o contato com a gengiva, interrompa o tratamento e limpe a área irritada com água em abundância. Se a irritação não passar, entre em contato com o seu dentista. Para prevenir que esse tipo de situação aconteça, não faça o procedimento sem a orientação de um especialista.
Quanto custa um clareamento dental?
Agora que já sabe quais são os tipos e como funciona o tratamento, você está pronto para saber quanto custa um tratamento. Vale ressaltar que os preços podem variar de acordo com o tipo de tratamento, da localização e a experiência do profissional. Caso queira saber mais, preparamos um artigo completo para você saber quanto custa o clareamento dental.
Quem pode fazer o procedimento?
Em geral, poucas pessoas são restritas ao clareamento, pois é considerado um tratamento de caráter leve. Porém, existem contra indicações que acabam impedindo que alguns pacientes realizem o tratamento como, por exemplo, gestantes e lactantes, pessoas com hipersensibilidade dentária, pacientes com gengivite e pacientes com retrações gengivais.
Pelos motivos apresentados acima, a técnica deve ser feita somente após uma avaliação com o dentista e um breve tratamento para limpeza e remoção de cárie, caso haja necessidade.
Vantagens e Desvantagens
Veja a seguir as principais vantagens e desvantagens do clareamento dental.
Vantagens
- Rapidez nos resultados (clareamento de consultório) – em poucas sessões, o paciente consegue notar uma diferença considerável na cor do sorriso.
- Tratamento em casa – o paciente que não consegue ir ao consultório por falta de tempo ou distância, pode fazer tranquilamente o tratamento de casa. Além do conforto de poder fazer o tratamento em casa, essa opção pode ser mais econômica do que os outros tipos de clareamento.
- Autoestima – por ser uma técnica pouco invasiva e que gera resultados rápidos, o clareamento pode ser um forte aliado para o paciente recuperar a autoestima, tendo em vista que um dos principais padrões de beleza em relação ao sorriso é ter dentes claros.
Desvantagens
- Durabilidade – os resultados do clareamento não duram para sempre, além disso, não é recomendado que ele seja refeito com frequência. Depois de um certo tempo, o tratamento pode não fazer mais efeito e passa a provocar mais a sensibilidade dos dentes, além de aumentar a porosidade.
- Sensibilidade nos dentes – após o tratamento ser finalizado, alguns pacientes apresentam sensibilidade extrema nos dentes, que não deve durar mais do que três dias.
- Atenção aos alimentos – durante o clareamento dental, por mais que não seja obrigatório, o paciente pode necessitar fazer algumas mudanças nos hábitos alimentares para otimizar o tratamento e evitar possíveis incômodos. Evitar o consumo de alimentos e bebidas ácidas são cuidados que devem ser tomados durante o tratamento, para que o resultado seja realmente satisfatório.
Ficou com alguma dúvida? Agende uma avaliação com um de nossos especialistas e inicie a transformação do seu sorriso.