Bichectomia: o que é, como funciona, vantagens e valor
27 de novembro de 2020
Por Dr. Fernando Luiz (CRO-RJ 23.204)
A busca por cirurgias plásticas e tratamentos estéticos tem crescido consideravelmente nos últimos anos. No Brasil, apenas no ano passado, foram registrados mais de 90 mil procedimentos desse tipo, realizados, sobretudo, pelo público jovem. Nesse cenário, a bichectomia entrou para a lista das cirurgias plásticas mais populares (inclusive entre os famosos) e isso acontece devido a diversos motivos, sendo que o principal deles é a eficácia do procedimento.
Você sabe o que é a bichectomia e para quais casos ela é indicada? Neste artigo, fizemos um guia completo com tudo o que você precisa saber sobre esse assunto e mostramos quais celebridades já fizeram o tratamento. Confira!
O que é a Bichectomia?
A Bichectomia também é conhecida como lipoplastia facial e age no tecido gorduroso das bochechas.
Você já ouviu falar sobre a “Bola de Bichat”? Esse é um nome dado a um tecido gorduroso que compõe as nossas bochechas. Em condições normais, o tamanho desse tecido varia conforme a idade, de modo que a tendência é que seja maior nas crianças e que vá diminuindo com o envelhecimento. Com o ganho de peso, no entanto, o acúmulo de gordura nessa região pode ser maior, o que acarreta certos desconfortos estéticos.
A bichectomia consiste, portanto, no procedimento cirúrgico, realizado nos consultórios odontológicos, que retira parte do tecido gorduroso das bochechas, diminuindo, dessa forma, a chamada Bola de Bichat e dando ao rosto uma aparência melhor, com protuberância dos ossos localizados na face.
Como é feita a Bichectomia?
A Bichectomia é um procedimento simples, que dura, em média, apenas 40 minutos. Para a retirada de parte do tecido gorduroso da bochecha, é feita uma incisão interna na boca (que varia entre 1 a 4 centímetros). Através dessa incisão, é removido o excesso de gordura da bochecha.
Muitas pessoas tendem a pensar que, devido à agilidade com que os resultados aparecem, o procedimento é mais complexo, mas a bichectomia é bastante simples. Tanto é assim que, para que seja feita, é necessário aplicar apenas anestesia local, com ou sem sedação do paciente.
O pós-cirúrgico costuma ser bem tranquilo e não deixa marcas ou cicatrizes na pele. É interessante lembrar, ainda, que, geralmente, os pontos utilizados no procedimento são absorvíveis, ou seja, não é preciso voltar ao dentista para retirá-los.
Quais são as vantagens?
Não é à toa que a bichectomia tem se popularizado tanto nos últimos tempos, já que esse procedimento traz consigo inúmeras vantagens para os pacientes, por exemplo:
- A bichectomia equilibra a aparência do rosto, tornando os traços mais finos e delicados;
- Com a retirada da gordura excessiva das bochechas, a flacidez do rosto tende a diminuir consideravelmente;
- A bichectomia ajuda a combater as chamadas “papadas”, ou seja, o acúmulo de gordura na região do pescoço;
- O procedimento não deixa cicatrizes ou marcas visíveis na pele;
- Os resultados são percebidos rapidamente, sendo que já aparecem em aproximadamente duas semanas após a cirurgia;
- O pós-cirúrgico, assim como o procedimento cirúrgico, é bem tranquilo, com recuperação rápida.
Quem pode fazer?
A bichectomia – ou a lipo facial, como costuma-se dizer – pode ser feita por homens e mulheres. Esse procedimento é indicado para os pacientes que estão insatisfeitos com o tamanho de suas bochechas e/ou a aparência do seu rosto. Aqueles que têm rosto muito arredondado, com volume e traços poucos definidos, se beneficiarão muito da bichectomia.
Algumas pessoas não têm boa definição da linha do pescoço e da mandíbula e, mesmo que passem por um significativo emagrecimento, continuam com papadas e bochechas muito grandes. Esses casos também podem ser resolvidos pela bichectomia.
Celebridades que já fizeram a bichectomia
Algumas celebridades (ou a grande maioria delas) têm aparências que se aproximam da perfeição. Para garantir essa aparência ideal, investem em procedimentos estéticos e a bichectomia é, hoje, uma das preferidas dessa lista.
São muitas as celebridades (nacionais e internacionais) que já apostaram na bichectomia para melhorar ainda mais a aparência. Veja algumas no e-book a seguir: e-book bichectomia
Bichectomia é caro?
Um dos mitos em relação ao procedimento está nos preços. Por ser um procedimento estético tão procurado e tão popular entre os famosos, alguns pacientes pensam que os custos são muito altos.
Antes de definir qual será o preço pela bichectomia, o profissional deve analisar as características e necessidades de cada paciente, já que um caso é diferente do outro.
No entanto, vale ressaltar que a bichectomia é um procedimento simples e rápido, que pode ser realizado nos consultórios odontológicos, o que influencia diretamente nos custos.
Para consultar preços, tratamentos e horários, entre em contato com a gente e marque uma avaliação! Você merece ter o rosto que sempre sonhou!