Tudo o que você precisa saber sobre aparelho fixo
11 de novembro de 2022
Por Dr. Fernando Luiz (CRO-RJ 23.204)
Recebeu o diagnóstico que precisa usar aparelho fixo e está com dúvidas sobre? Calma, vamos te explicar tudo neste post. Antes de iniciar a leitura, é importante ressaltar que esse diagnóstico não é o fim do mundo, iniciar um tratamento ortodôntico pode ser mais simples do que imagina. Se você também quer ter um sorriso alinhado e saudável, leia com atenção o artigo abaixo e comece a usar o seu aparelho com mais confiança.
O que é o aparelho fixo?
Nada mais é, como o próprio nome sugere, que um aparelho que é fixado nos dentes que possuem algum tipo de desalinhamento. Sua estrutura pode ser composta por braquetes, fios ortodônticos, elásticos, ganchos e módulos elásticos (as famosas borrachinhas coloridas). Além desses acessórios, o ortodontista pode acrescentar mais algumas peças para melhorar o desempenho do aparelho.
Como funciona o tratamento?
O tratamento ortodôntico, como já sabemos, tem a finalidade de alinhar os dentes e remodelar a estrutura óssea do paciente, para que ele conquiste um sorriso harmônico e saudável. Todo o tratamento é feito gradualmente de acordo com o planejamento do dentista.
Para iniciar o uso do aparelho fixo, primeiro o paciente precisará realizar alguns exames radiológicos e fazer um molde da boca, que hoje em dia é possível fazer em 3D. Para acompanhar melhor a evolução do tratamento, também são solicitadas fotos estéticas. Essa documentação também é importante para avaliar com mais precisão o caso e planejar cada passo a passo de maneira assertiva.
Após essa etapa, o ortodontista coloca o aparelho nos dentes do paciente e inicia a fase de manutenção, onde a cada mês os fios ortodônticos são trocados a fim de exercer mais movimentos. Ao fim do tratamento, o paciente ainda precisa usar o aparelho de contenção para manter os dentes no lugar e garantir que não será necessário prolongar o uso do aparelho.
Quando ele é indicado?
Assim como o aparelho móvel, o fixo também trata desde casos simples até os mais complexos. Diastemas, mordida aberta, mordida cruzada, sobremordida e apinhamento são alguns exemplos de casos tratáveis com o aparelho fixo. Assim como qualquer tratamento ortodôntico, o resultado também vai depender do comprometimento do paciente.
Quais são os tipos de aparelho fixo?
Existem diversos tipos de aparelhos fixos para o tratamento ortodôntico, mas somente o ortodontista pode indicar o ideal para tratar o seu caso. Confira a finalidade de cada um deles a seguir.
Aparelho fixo metálico
Esse é o modelo mais convencional e mais utilizado para correção ortodôntica, principalmente por adolescentes. Ele tem em sua composição bráquetes e fios metálicos, além das borrachinhas coloridas. Nesse tipo de aparelho, o ortodontista precisa fazer uma manutenção mensal para apertar as instalações e forçar os dentes a irem para a posição correta.
O tempo de duração do tratamento varia de acordo com cada caso, podendo chegar até 30 meses ou mais. A principal desvantagem do aparelho fixo metálico é que ele causa feridas na gengiva e até quebrar com uma certa facilidade. Além disso, o paciente que escolhe o fixo metálico precisa seguir uma higiene bucal correta, para evitar o risco de desenvolver doenças periodontais.
Aparelho fixo estético
Diferente do modelo anterior, o aparelho estético tem o visual mais discreto, deixando para trás aquela aparência metálica e até mesmo infantilizada. A correção ortodôntica nesse tipo de aparelho ocorre da mesma forma que no fixo tradicional, pressionando os dentes periodicamente até chegar no resultado desejado.
A principal vantagem desse modelo é a estética do sorriso durante todo o tratamento. O aparelho fixo estético pode ter vários tipos de bráquetes, que podem ser de porcelana, safira ou policarbonato, o que pode influenciar no preço do tratamento.
Lingual
Por ficar instalado na parte de trás dos dentes, esse modelo também pode ser considerado invisível. Em termos funcionais, o aparelho lingual funciona como os aparelhos citados acima, onde os fios são colocados nos bráquetes e exercem uma pressão nos dentes.
Os cuidados com a limpeza também devem ser rigorosos, para evitar cáries e doenças gengivais. Um ponto importante, é que esse tipo de aparelho não é recomendado para crianças, justamente por demandar uma limpeza mais rigorosa e ser mais delicado. A adaptação também pode gerar incômodos, apesar de minimizar os riscos de lesões.
Autoligado
Esse sistema é bem parecido com o aparelho fixo tradicional, porém não conta com o uso das borrachas para prender o fio ortodôntico. A estrutura utiliza versões inovadoras de bráquetes e fios ortodônticos, o que promove uma movimentação mais eficiente dos dentes.
Entre as principais vantagens, podemos destacar que o aparelho autoligado pode ser mais rápido, confortável e demanda menos visitas ao dentista. Vale ressaltar também que o controle da posição dos dentes é melhor, se comparado ao aparelho convencional. Entenda como funcionam os tipos e cores de aparelhos ortodônticos.
Cuidados Necessários
Ao iniciar o tratamento ortodôntico é importante estar ciente que alguns cuidados devem receber mais atenção e entrar para a lista de prioridades. Confira os principais cuidados a seguir.
Como escovar os dentes com aparelho?
Primeiramente, é preciso se atentar às escovas, que devem ser ultramacias e devem ter uma grande quantidade de cerdas para facilitar a limpeza dos braquetes. Também é recomendado usar escovas ortodônticas, que possuem um formato ainda mais apropriado para a higienização bucal correta.
O uso do fio dental também é indispensável para realizar a remoção de sujeira e placa bacteriana. Para auxiliar nesta parte, recomenda-se o uso do passa fio, um condutor que facilita o uso do fio dental para limpar o aparelho. Com isso, os movimentos com a escova devem ser leves e contínuos após todas as refeições.
Alimentação
Alimentos duros e pegajosos devem ser evitados durante o tratamento, isso porque as peças que compõem o aparelho podem danificar com mais facilidade. Quando isso acontece, além de atrasar o tratamento, pode gerar gastos adicionais, pois algumas peças precisam ser pagas novamente.
Consultas de manutenção
Além dos cuidados básicos com higiene bucal e alimentação, a manutenção periódica também deve ser feita rigorosamente. As visitas devem ser feitas mensalmente para que o ortodontista possa ajustar os fios ortodônticos e avaliar a evolução do tratamento. Portanto, é importante frisar que faltar uma dessas consultas pode prejudicar a evolução do tratamento.
Qual o tempo mínimo para usar aparelho fixo?
Como falamos anteriormente, o tempo de tratamento vai variar de acordo com a complexidade do seu caso. Porém, em média, o tratamento dura 18 meses.
O aparelho pode ajudar no aparecimento das cáries ou de manchas nos dentes?
A higiene bucal com o aparelho fixo precisa de cuidados específicos, o que pode acabar dificultando o processo. Porém, se você tomar os devidos cuidados e se preocupar em fazer uma boa limpeza, o risco de sofrer com cáries e doenças gengivais será menor. Em relação às manchas, seguindo uma boa higienização e indo ao dentista nas datas previstas para fazer a manutenção, também é um problema bastante difícil de acontecer.
Quanto custa para colocar um aparelho fixo?
O preço do aparelho fixo varia de acordo com a complexidade do seu caso. Também é importante levar em consideração alguns fatores como localização, experiência do dentista, qualidade dos materiais utilizados, etc. Portanto, somente após uma avaliação com um ortodontista será possível saber o valor exato do seu tratamento.
Veja o antes e depois do tratamento
O caso a seguir foi tratado com aparelho fixo estético e levou dezessete meses para chegar ao resultado final.
Confira mais cases de sucesso dos nossos pacientes.
Dúvidas comuns
Ao iniciar um tratamento ortodôntico é comum surgir algumas dúvidas sobre higienização e como funciona o processo pós-tratamento. Por isso, separamos duas perguntas que recebemos frequentemente para responder e deixar você ainda mais confiante para iniciar a transformação do seu sorriso.
Aprenda como passar fio dental com aparelho fixo
Para iniciar esse processo, você deverá comprar o passador de fio (uma espécie de agulha de plástico) que você encontra facilmente em farmácias. Feito isso, vamos iniciar o nosso passo a passo: Com o fio dental inserido no passador de fio, coloque-o por trás do fio ortodôntico. Após isso, segurando as duas pontas, coloque o fio entre os dois dentes até que ele chegue ao ponto de contato da gengiva. Agora pressione contra um dos dentes para higienizar bem. Repita o procedimento em todos os dentes com calma e cuidado para não machucar a boca e danificar o aparelho.
É preciso usar aparelho móvel após o tratamento com o aparelho fixo?
O aparelho móvel ou de contenção deve ser usado para conservar a posição que os dentes foram colocados. Independente do tipo de aparelho que foi utilizado, o aparelho de contenção é extremamente importante para complementar o tratamento e manter o seu sorriso alinhado. O tempo de uso vai depender da indicação do seu ortodontista.
Ainda tem alguma dúvida sobre o tratamento ortodôntico com o aparelho fixo? Marque uma avaliação com um de nossos especialistas e inicie o seu tratamento o quanto antes. Você merece ter um sorriso bonito e alinhado também!