Saiba o que é odontologia clínica e o que faz o profissional da área
22 de julho de 2022
Por Dr. Fernando Luiz (CRO-RJ 23.204)
Assim como o médico, que não se especializa em alguma área após a graduação, o dentista que segue o mesmo caminho é direcionado para área clínica geral da formação. Essa é uma alternativa para quem acabou de se graduar, mas ainda não sabe qual especialização seguir. Veja a seguir o que é odontologia clínica, o que faz um dentista clínico geral faz, qual é a diferença para um cirurgião-dentista e quanto essa área ganha em média.
O que é odontologia clínica?
É a área responsável por diversos procedimentos realizados pelo dentista clínico geral. Ele é quem costuma fazer o primeiro contato com o paciente, a fim de compreender e dar o diagnóstico do que será necessário para prevenir e tratar doenças bucais. Além disso, nesse campo, o dentista também fica encarregado de realizar procedimentos básicos, indicados para serem feitos anualmente.
O que faz e como é a rotina do clínico geral?
O clínico geral, como falamos acima, é responsável por fazer o primeiro contato com o paciente, avaliar o caso, analisar os exames radiológicos, orientar sobre o tratamento indicado e encaminhar o paciente para os especialistas necessários.
Além disso, ele pode realizar profilaxia e pequenas restaurações, extrações simples, aplicar flúor, fazer remoção de tártaro, atender pacientes de emergência, entre outras atividades. Vale lembrar que o dentista também deve desenvolver uma boa relação interpessoal para atender bem os pacientes.
Quais são as principais atribuições do dentista clínico?
O dentista clínico tem duas principais atribuições na área. Veja a seguir quais são elas.
Prevenção da saúde bucal
A visita a clínica de odontologia deve acontecer a cada 6 meses ou, pelo menos, uma vez ao ano. Essa recomendação vale para todas as idades, desde bebês até idosos. O clínico geral irá ensinar o paciente como fazer a higiene bucal corretamente. Essas orientações ajudam o paciente a prevenir doenças bucais como gengivite e periodontite, por exemplo. Além disso, ele pode detectar de maneira precoce qualquer necessidade de tratamento que seja diagnosticada.
Encaminhamento para outros especialistas
Ao levantar o diagnóstico, o clínico geral pode detectar problemas mais complexos e encaminhar o paciente para um especialista. Dessa forma, ele pode encaminhar para um endodontista, caso o paciente precise fazer um canal, ou para um ortodontista, caso haja indicação para uso de aparelho ortodôntico e assim por diante. Na odontologia existem mais de 19 especialidades reconhecidas.
Cirurgião dentista e dentista clínico: existe diferença?
Essa é uma dúvida muito comum entre os pacientes, quando vão marcar alguma consulta. Porém, é importante ressaltar que não há diferença. O odontologista clínico é um cirurgião-dentista, pois ele sai da faculdade capacitado para realizar pequenas cirurgias. Já o cirurgião buco-maxilo-facial, por exemplo, é um dentista que fez uma especialização para tratar enfermidades, traumas, lesões e deformidades estéticas da boca, dente e maxilar.
Quanto ganha um dentista clínico?
Agora que você já sabe o que é odontologia clínica e quais são as atividades desempenhadas pelo dentista clínico geral, entenda como funciona a remuneração de quem atua na área. Segundo o site glassdoor, a média salarial de um odontologista clínico é de R$ 3.000 por mês. Já uma pesquisa feita pelo site salario.com.br mostra que a faixa salarial de um dentista recém-formado é de R$ 3.918,75. Ainda segundo o site, o Rio de Janeiro é o estado que mais contrata cirurgiões-dentistas.