Reabilitação oral: tudo o que você precisa saber
21 de junho de 2022
Por Dr. Fernando Luiz (CRO-RJ 23.204)
Atualmente, é muito comum vermos pessoas cuidando da parte estética do sorriso, afinal, ele é o nosso cartão de visitas. No entanto, precisamos lembrar que os nossos dentes exercem algumas funções que impactam diretamente na nossa saúde. Entenda como a reabilitação oral é feita e quais são os benefícios do tratamento para a sua saúde bucal.
O que é reabilitação oral?
A reabilitação oral integra um conjunto de especialidades que tem como objetivo devolver ao paciente o aspecto funcional e estético do sorriso, bem como restaurar sua saúde bucal. Esse tratamento deve ser planejado de maneira personalizada para cada caso. Somente após uma avaliação completa será possível saber por qual etapa o paciente começará o tratamento, geralmente, o dentista opta por iniciar pela necessidade mais urgente do paciente.
Como a reabilitação é feita e com que procedimentos?
Para iniciar a reabilitação oral, o dentista avaliador irá indicar as principais especialidades que participarão do tratamento. Além disso, o dentista também poderá solicitar exames complementares para analisar de forma completa como está a saúde do paciente e se ele poderá realizar alguns procedimentos que envolvem cirurgia.
No decorrer da reabilitação, o paciente poderá ser submetido a restauração, extração, limpeza, implante dentário, prótese fixa ou removível, lente de contato, clareamento e tratamento ortodôntico. Além dos tratamentos listados acima, outros procedimentos podem ser realizados para melhorar a função e estética do sorriso. Vale ressaltar que o tempo para concluir o tratamento reabilitador depende, principalmente, das necessidades do paciente e do método escolhido para pôr em prática o planejamento definido.
Para quem a reabilitação oral é indicada?
Esse tratamento pode ser feito por qualquer paciente que apresenta dificuldades funcionais como problemas de mastigação, fala e até mesmo respiração e que também apresentam insatisfação com a estética do sorriso. Pacientes com sensibilidade, desgastes, dentes manchados e problemas estruturais também recebem a indicação para iniciar a reabilitação oral.
Para realizar o tratamento com tranquilidade, o recomendado é que o paciente procure uma clínica que tenha uma equipe multidisciplinar e possa oferecer um tratamento com eficiência, previsibilidade, segurança e qualidade, e que se preocupe com a qualidade de vida do paciente.
Quais os benefícios de passar por um tratamento reabilitador?
O tratamento reabilitador, como vimos acima, tem o objetivo de restabelecer a saúde bucal e gerar mais qualidade de vida ao paciente. Confira quais são os principais benefícios gerados por esse tratamento.
Devolver função dos dentes e gengivas
Cuidar da saúde bucal é extremamente importante para manter o corpo saudável, certo? Esse cuidado envolve muito além da higiene bucal, deixar de ir ao dentista também pode provocar problemas bucais silenciosos que, ao longo do tempo, podem afetar outros órgãos (como o coração).
Quando o paciente passa pelo processo de reabilitação oral, a parte funcional dos dentes e gengiva é totalmente restaurada, fazendo com que consiga desenvolver a função mastigatória e fonética de forma adequada. Assim, o sistema corporal que depende da boca fica estável novamente.
Melhorar autoestima do paciente
Unindo os dois benefícios acima, o paciente consegue perceber uma melhora significativa da autoestima. Ter um sorriso bonito e saudável é a prioridade de muitos pacientes, com o tratamento reabilitador é possível chegar em um nível de satisfação plena consigo mesmo e, de fato, voltar a sorrir mais para a vida.
Melhorar a estética do sorriso
Além da parte funcional, o tratamento reabilitador também devolve ao paciente a estética do sorriso. Como vimos acima, a reabilitação oral pode envolver implantes, próteses, lentes de contato, entre outros tratamentos que trabalham a harmonia do sorriso.
Quando uma pessoa perde a funcionalidade do sorriso e tem a sua estética comprometida, ela acaba desenvolvendo problemas mais graves de saúde como depressão, por exemplo. A reabilitação oral também pode devolver a segurança de sorrir e viver uma vida social tranquilamente.
Quanto custa o tratamento?
Assim como qualquer outro procedimento, é muito complicado dizer quanto custa a reabilitação oral de um paciente, tendo em vista que esse tratamento é individual, e envolve uma série de especialidades e exames. Como tudo pode ser planejado, o paciente, em consenso com o dentista, pode fazer o tratamento por etapas adequando, assim, todo o processo à sua disponibilidade de investimento no momento.
Confira os resultados antes e depois da reabilitação oral
Ainda possui dúvidas sobre como o tratamento reabilitador é importante para a sua saúde e estética bucal? Veja a seguir como você ainda pode transformar o seu sorriso.
Se você deseja fazer uma reabilitação oral, entre em contato com os especialistas da Rizi Dental e volte a sorrir com qualidade de vida!