Quanto tempo dura a lente de contato dental?
18 de novembro de 2020
Por Dr. Fernando Luiz (CRO-RJ 23.204)
Na hora de cuidar do seu sorriso, poucas opções disponíveis hoje no mercado são tão atraentes quanto a aplicação de lentes de contato dentais. Adotadas por um número cada vez maior de celebridades e de pessoas comuns à nossa volta, as lentes oferecem uma solução que protege os dentes sem abrir mão de uma estética impecável. Mas quanto tempo dura a lente de contato dental?
Ao longo deste artigo responderemos a essa e outras perguntas que costumam surgir quando se pensa em facetas e lentes de contato dentais.
Entretanto, antes de abordarmos exatamente quanto tempo dura a lente de contato dental, é interessante compreendermos exatamente em que consiste essa tecnologia e como ela se distingue das demais opções existentes no mercado.
Qual é a diferença entre lente de contato e faceta?
Tanto facetas quando lentes de contato são técnicas odontológicas que visam a correção de pequenas imperfeições nos dentes. Com a aplicação dessas técnicas, pode-se corrigir o formato, a cor, o tamanho ou mesmo o comprimento dos dentes.
Ambas as técnicas consistem na aplicação de lâminas de porcelana na frente dos dentes, a fim de se obter os resultados planejados. A diferença entre as duas técnicas consiste, basicamente, no grau da mudança desejada.
Assim, a aplicação das facetas de porcelana requer um desbastamento maior do esmalte do dente, sendo indicada para correções mais drásticas, como no caso de dentes manchados, girados ou desalinhados.
Já a lente de contato, por outro lado, é muito menos agressiva, sendo indicada para pequenas correções, como fechamento de espaços, arredondamento de ângulos e aumentos de comprimento ou largura.
Quanto tempo dura a lente de contato dental?
As pesquisas realizadas com as tecnologias e materiais de melhor qualidade indicam que, mesmo após dez anos da aplicação das lentes, apenas cerca de 4% dos pacientes tiveram de refazer suas aplicações, e há relatos de aplicações durarem mais de vinte anos!
Obviamente, os hábitos de higiene bucal de cada paciente terão um grande impacto sobre quanto tempo dura a lente de contato dental, podendo estender sua vida útil ou encurtá-la.
Quais cuidados devo ter para preservar minhas lentes?
Como já vimos, a boa higiene bucal não deve ser deixada de lado depois que aplicamos as lentes de contato, pelo contrário: escovar os dentes após as refeições e usar o fio dental são práticas que devem ser redobradas para que seu investimento dure o maior tempo possível.
Além disso, hábitos como roer unhas, mastigar tampas de caneta e objetos duros devem ser largados.
No caso de pacientes com bruxismo, pode-se recorrer ao uso de placas de relaxamento ou mesmo a aplicações de toxina botulínica.
É preciso fazer manutenção das minhas lentes?
A menos que haja algum comprometimento das lentes, como fissuras ou deslocamentos, a avaliação das lâminas pode ser feita sem problema durante sua consulta periódica normal ao dentista, a cada seis meses.
Preciso refazer a técnica em algum momento?
Como vimos, quando bem cuidadas, as lentes de contato podem facilmente durar mais de uma década. Entretanto, não é possível ao dentista refazer ou corrigir as lentes; assim, caso haja alguma intercorrência (como fissuras e fraturas nas lentes), será preciso fazer novas lâminas para substituir aquelas danificadas.
Agora que você já sabe quanto tempo dura a lente de contato dental, é só marcar uma consulta com seu especialista e começar a planejar um sorriso perfeito.