Principais curiosidade e dúvidas frequentes sobre a extração dentária
19 de setembro de 2022
Por Dr. Fernando Luiz (CRO-RJ 23.204)
A extração dentária é um procedimento comum na odontologia, ainda que, mesmo com os avanços tecnológicos, algumas pessoas têm receio do procedimento. No entanto, em uma clínica confiável e com uma equipe especializada, a exodontia é mais simples e tranquila do que parece.
Assim, respondemos algumas dúvidas frequentes para tranquilizar pacientes que passaram ou passarão por extração de dente. Mas lembre-se de seguir as orientações de um profissional.
Como higienizar a boca após extração dentária?
A escovação deve ser suave, dessa maneira, evitando a área do dente extraído. Higienize essa região com cotonete e antisséptico bucal (sem álcool) ou faça bochechos após 48h da cirurgia.
Nos primeiros dias após a cirurgia, evite bochechos, pois podem prejudicar os pontos e remover o coágulo. Isso evita o acúmulo de alimentos e bactérias, prevenindo infecções.
Massa branca após extração dentária, o que é?
Alguns pacientes relatam uma massa branca no processo pós-operatório, isto é possivelmente uma placa bacteriana devido à higienização inadequada. Nesse sentido, reveja a higienização ou consulte o dentista para orientações.
No entanto, essa massa branca pode estar relacionada à reconstituição do tecido gengival, apresentando cor esbranquiçada inicialmente e voltando ao normal com o tempo. Ainda assim, mantenha uma higienização adequada.
Qual o dente mais perigoso de extrair?
Não há um dente específico perigoso para extração, mas dentes mal posicionados podem representar um risco de fratura mandibular. Nesses casos, o dentista realizará a extração em um centro cirúrgico.
O que não pode fazer quando extrai um dente?
Após a cirurgia o seu dentista irá orientar tudo o que você pode ou não fazer durante o processo pós-cirúrgico.
As principais recomendações são:
- Evitar falar muito;
- Evitar beber e fumar;
- Evitar esforços físicos;
- Evitar se expor ao sol;
- Evitar banhos quentes;
- Não ficar cuspindo toda hora;
- Não praticar atividades físicas;
- Não fazer movimentos de sucção com a boca.
Quanto tempo dura a anestesia do dente do siso?
O tempo de duração vai depender do anestésico utilizado pelo dentista.
No geral, uma anestesia para a extração do siso dura cerca de duas a quatro horas.
É necessário tirar os quatro sisos?
Não é uma regra extrair os dentes do siso. Contudo, se houver espaço suficiente na boca, é possível conviver com eles sem problemas estéticos ou bucais. No entanto, é essencial ter cuidado extra com a limpeza, pois os sisos estão em uma área de difícil acesso durante a higiene bucal.
A necessidade de extração dentária só é determinada após uma avaliação pelo dentista. Geralmente, os sisos são removidos quando não há espaço suficiente na boca, quando atrapalham o alinhamento dos outros dentes ou quando estão danificados (cárie, fraturas, etc.). Dependendo da situação, pode ser necessário remover os quatro sisos ou apenas alguns deles.
O que é bom para cicatrizar extração dentária?
Para uma cicatrização adequada após a extração dentária, é essencial seguir as orientações do dentista, manter uma alimentação saudável, se manter bem hidratado e evitar esforços físicos excessivos.
Posso tirar os pontos em casa?
Durante algumas extrações, o dentista pode escolher suturar o local da cirurgia com fio reabsorvível, o qual não requer remoção posterior, já que é naturalmente absorvido pelo organismo. Se acaso o dentista opte por fios que não sejam reabsorvíveis, recomenda-se que o paciente vá até o dentista para tirar os pontos. Aliás, nessa consulta, o dentista irá aproveitar para avaliar o local da cirurgia.
Qualquer dentista pode fazer a retirada do dente siso?
A extração de dentes é simples e feita por um cirurgião-dentista que tenha experiência na área. Porém, já as mais complexas, como no caso da remoção de alguns sisos, o ideal é que seja por um dentista buco-maxilo-facial
Mau cheiro após a extração de dente é normal?
A falta de importância à higiene local após a cirurgia pode resultar no mau odor pós-cirúrgico. Entretanto, se o paciente sentir dor ou mau cheiro na região, é aconselhável consultar o dentista para avaliar a situação e obter orientações adicionais para o período pós-cirúrgico.
Ainda tem dúvidas sobre a extração dentária? Entenda o que é e quando se faz necessária, ou se preferir, agende uma avaliação com um especialista.