mulher colocando lente de contato dental

Lente de contato dental: conheça tudo sobre o tratamento!

25 de maio de 2022

Por Dr. Fernando Luiz (CRO-RJ 23.204)

A lente de contato dental é um dos procedimentos estéticos mais procurados nos consultórios odontológicos. Isso se deve ao fato de ser altamente efetiva na correção de pequenas imperfeições do sorriso e da agilidade do resultado. É possível concluir o tratamento em menos de um mês. 

Ao corrigir espaçamentos entre os dentes, cor, tamanho e formato, as lentes de contato dentais fornecem um sorriso mais harmônico, aumentando, assim, a sua autoestima. O procedimento é indolor e, na maioria dos casos, não precisa de aplicação de anestesia. 

Neste artigo, separamos tudo o que você precisa saber sobre lente de contato dental de forma simples e objetiva para sanar suas dúvidas. Boa leitura!

O que é a lente de contato dental?

A lente de contato é uma lâmina finíssima de cerâmica que deve ser colocada na superfície externa dos dentes, formando, desta forma, uma "capa" que permite esconder e corrigir pequenas imperfeições dentárias. 

Como funciona a lente de contato dental?

Primeiramente, é necessário fazer uma avaliação completa para saber como está a sua saúde bucal. Se você estiver apto para realizar o procedimento, em seguida serão feitas fotografias orofaciais. Depois, um escaneamento em 3D para obter a cópia digital dos seus dentes. A partir daí, é feito um teste drive das lentes no seu sorriso, ou seja, uma pré-visualização de como vai ficar o resultado do tratamento.

Após paciente e dentista chegarem a um consenso sobre o tamanho mais adequado, formato, cor, posição e ângulo, o próximo passo será a preparação dos dentes para receber as lentes de contato, que são confeccionadas em um laboratório de prótese com a mais alta tecnologia. Por fim, será marcada uma consulta para fixar as lentes nos dentes e finalizar o tratamento.

Quem pode realizar o procedimento?

A lente de contato dental pode ser realizada por qualquer pessoa que esteja apta para fazer o tratamento, ou seja, pacientes com a saúde bucal em dia, com os dentes em posições favoráveis (alinhados) e que querem mudar a estética do sorriso de forma rápida e menos invasiva.

Contra indicações

As lentes não são indicadas para crianças ou adolescentes, pacientes com dentes muito escuros ou acinzentados, pacientes com desgaste por bruxismo, restaurações muito extensas e trincas nos dentes. Também não são recomendadas em casos onde o paciente possui dentes muito desalinhados.

Qual a durabilidade da lente de contato dental?

Desde a sua criação até hoje, as lentes de contato foram aprimoradas. Por isso, a expectativa é de que elas durem por muito tempo. Há casos em que as lentes chegaram a durar mais de 15 anos, porém, são casos isolados. Tudo vai depender do material utilizado, do profissional escolhido e dos cuidados durante e após o tratamento.

Conheça os tipos de lente de contato dental

Não é tudo a mesma coisa? Não! A principal diferença está nos materiais utilizados na hora da confecção, os mais usados são: 

  • Cerâmica de dissilicato de lítio

Um dos mais utilizados nos tratamentos atuais e que apresentam excelentes resultados por serem mais resistentes. 

  • Cerâmica reforçada por leucita

Capaz de imitar perfeitamente as propriedades dos dentes, além de ser bastante durável e resistente. 

  • Cerâmica feldspática

Apesar de apresentar excelentes resultados estéticos, o material mais antigo do mercado, apresenta um resultado menos durável, riscos de fraturas e infiltrações. Caso queira saber mais sobre cada um dos tipos, confira o artigo sobre tipos de lentes de contato dental.

Vantagens e desvantagens do procedimento

Veja a seguir as principais vantagens e desvantagens da lente de contato dental.

Vantagens da Lente de Contato

  • Preservam a estrutura natural dos dentes 

Apesar de necessitar de mínimos desgastes nos dentes, as lentes de contato dental podem preservar muito mais em relação às facetas. Vale lembrar que ambos os tratamentos são irreversíveis, uma vez desgastado, não dá para ter a estrutura natural do dente de volta. 

  • São mais resistentes às manchas 

Por conta do material utilizado, as lentes de contato não mancham com facilidade. Você é livre para ingerir alimentos como café, vinho, açaí etc. Mas, lembre-se, a higiene bucal deve ser rigorosa, assim, você irá prolongar o resultado do procedimento por mais tempo. 

  • Nem sempre precisam de desgastes 

As lentes de contato são bem menos invasivas que as facetas, por exemplo. Uma vez que não é necessário causar grandes desgastes nos dentes para serem aplicadas.

  •  Custo-benefício excelente

A relação entre custo e benefício é muito vantajosa, especialmente, quando se pensa na durabilidade das lentes que, como citamos anteriormente, devem durar por muito tempo.

Algumas das principais desvantagens.

  • Alterações radicais 

Por serem muito finas, as lentes de contato dental não são capazes de fazer alterações muito profundas. Para que o procedimento tenha sucesso, você precisa ter dentes consideravelmente alinhados e sem restaurações em excesso. Também não é possível cobrir dentes fraturados.

  • Não dura eternamente 

As lentes de contato podem durar por anos, mas não a vida inteira. Todo o procedimento deve ser refeito após um certo período.

  • Possibilidade de desgastes 

Quando há a necessidade de desgastes, o paciente acaba perdendo um pouco a estrutura saudável do dente de forma definitiva.

Qual a cor ideal da lente?

Essa é uma escolha totalmente pessoal, há pessoas que gostam de dentes muito brancos e pessoas que gostam de manter a tonalidade natural. Na aprovação do protótipo, você e o dentista vão definir a cor ideal do seu novo sorriso, afinal, existem muitas cores para lente de contato dental. Lembrando que, em alguns casos, é recomendado fazer um clareamento antes do procedimento para manter a uniformidade na cor dos dentes.

Afinal, faceta ou lente de contato dental, qual usar?

Essa é uma decisão tomada após a avaliação completa do paciente. A lente de contato dental, como vimos acima, é uma lâmina finíssima – que tem entre 0,2 e 0,4 milímetros. Já a faceta costuma ter entre 0,7 e 2 milímetros de espessura, sendo mais utilizada em casos onde requer alterações mais profundas nos dentes.

Quanto custa uma lente de contato dental?

Para definir o preço exato para a colocação das lentes, o dentista deve avaliar todos os fatores que influenciam no custo do tratamento. Já que cada paciente é um caso, apenas após uma avaliação com o profissional será possível saber o valor exato para a realização do procedimento.

Hábitos que você precisa ter para preservar a lente

  • Sempre escovar os dentes após as refeições; 
  • Usar o fio dental diariamente, pelo menos duas vezes ao dia; 
  • Agendar consultas periódicas ao dentista, tanto para avaliar as condições dos dentes como também das lentes de contato; 
  • Evitar ou diminuir o consumo de alimentos e bebidas muito ácidas, como: refrigerantes e algumas frutas, a destacar o limão, o mirtilo e a amora.

Dúvidas frequentes sobre Lente de Contato

Existem muitas dúvidas sobre o procedimento: Tem como clarear? Pode retirar? Precisa fazer manutenção? Pode cair… Por isso, separamos um artigo respondendo as dúvidas mais comuns sobre Lente de Contato Dental.

Antes e Depois

Veja alguns sorrisos transformados com a lente de contato dental na Rizi.

arcada superior sem lente de contato dental
Paciente Carlos antes da lente de contato
arcada superior com lente de contato dental
Paciente Carlos depois da lente de contato

arcada superior sem lente de contato dental
Paciente Giselle antes da lente de contato
arcada superior com lente de contato dental
Paciente Giselle depois da lente de contato

Confira mais resultados de antes e depois e os cuidados para manter a lente de contato impecável.