O implante dentário vem sendo cada vez mais procurado por pessoas que precisam substituir um ou mais dentes na boca. E não é para menos, já que a eficácia do tratamento chega a 98%. Mas, para que o tratamento tenha sucesso é preciso que o paciente tome as devidas precauções com a higiene bucal.
Os cuidados para quem tem implante dentário não devem ser seguidos apenas durante o pós-operatório, mas durante a vida toda e o paciente nunca deve se descuidar de sua saúde bucal, caso queira conservar bem seus implantes.
Se você deseja se submeter a esse tipo de tratamento, mas tem dúvidas sobre quais os cuidados a serem tomados, separamos 6 dicas para você. Confira!
1. Tome os medicamentos recomendados pelo dentista
Quem se submete a uma cirurgia bucal precisa tomar os medicamentos prescritos pelo implantodontista. O profissional, certamente, recomendará remédios para evitar dor, infecções e para inchaço porque nos primeiros dias é normal que existam incômodos.
O paciente deve seguir à risca os horários estabelecidos para se medicar e fazer repouso durante o período indicado pelo implantodontista.
2. Evite o cigarro
O cigarro é um dos principais vilões da saúde, pois a nicotina e o tabaco trazem grandes malefícios. Ele também é causador de várias doenças bucais e quem tem implantes dentários deve evitá-lo.
O hábito de fumar, mesmo que seja de vez em quando, compromete seriamente a durabilidade do implante, pois o tabaco danifica as funções normais das células. No pós-operatório, o cigarro pode afetar a cicatrização e a osseointegrados. Em implantes osseointegrados, o tabaco diminui a salivação e aumenta o acúmulo de placa bacteriana.
3. Faça a higiene bucal adequadamente
É um mito as pessoas acharem que os implantes dentários são mais resistentes em relação a doenças bucais do que os dentes naturais. Quando o assunto é
saúde bucal, os implantes exigem o mesmo rigor que os dentes, pois, a formação de placa bacteriana sobre os implantes não é diferente da placa formada na superfície dos dentes naturais.
Os cuidados para quem tem implante dentário durante o pós-operatório exigem mais cautela, afinal, a boca fica sensível por causa da cirurgia. A escova dental deve ter a cabeça pequena, compacta e ultra-macia que promova limpeza de forma suave nas regiões recém operadas.
A higienização do implante ainda pode ser complementada com escovas interdentais, pois elas possibilitam a limpeza da região entre os dentes e gengiva sem causar traumas aos tecidos e aos implantes. O uso do fio dental também deve ser feito diariamente e, se necessário, você pode utilizar um passa fio.
4. Cuide de sua alimentação
No período pós-operatório, o dentista indicará uma alimentação diferenciada, com alimentos líquidos, frios e pastosos. O consumo de bebidas alcoólicas e refrigerantes deve ser evitado. Após esse período, o paciente deve evitar alimentos muito duros, pois eles podem prejudicar a região implantada.
Após esse tempo de cicatrização, você deve manter uma alimentação saudável e com pouca ingestão de açúcar. Isso é importante para manter as gengivas saudáveis — o que evita que os implantes sofram danos.
5. Abandone maus hábitos com a higiene bucal
Abrir garrafas com os dentes, roer as unhas e morder objetos duros, como tampinhas de caneta parecem manias inofensivas, mas são prejudiciais à saúde bucal. Os implantados devem evitar esses hábitos, pois além de levar contaminação para sua boca pode acabar quebrando as próteses.
6. Vá ao dentista regularmente para manter a higiene bucal
Um dos principais cuidados para quem tem implante dentário, é fazer visitas periódicas ao dentista. Durante as consultas, o profissional avalia a integridade dos implantes e realiza uma limpeza profunda em toda a estrutura implantada.
Além disso, caso o paciente desenvolva alguma doença peri-implantar, o dentista vai diagnosticar a tempo de fazer o tratamento adequado para que o paciente não perca os implantes.
Gostou do post? Siga nossas redes sociais e fique por dentro —
Facebook e
Instagram