Harmonização facial: Entenda tudo sobre o procedimento
29 de novembro de 2022
Por Dr. Fernando Luiz (CRO-RJ 23.204)
Está pensando em fazer uma harmonização facial? Aumentar, diminuir ou corrigir o formato das estruturas faciais virou uma realidade para muitos. Hoje em dia é praticamente impossível conhecer alguém que não tenha ouvido falar ou feito algum procedimento estético. Se você pretende fazer uma harmonização, leia o texto até o final para entender tudo sobre o procedimento.
Tudo isso porque, com a exposição da imagem pessoal seja no trabalho ou nas mídias sociais, as pessoas passaram a se cobrar mais esteticamente e, por consequência, tiveram mais acesso a tratamentos como a harmonização. Além disso, o avanço dos procedimentos estéticos também vem proporcionando resultados satisfatórios e inovadores.
O que é harmonização facial?
A Harmonização Facial é a associação de técnicas minimamente invasivas que oferecem proporções equilibradas ao rosto e valorizam as características individuais já existentes de cada paciente.
Como funciona a harmonização facial?
Primeiramente, o especialista irá fazer uma avaliação completa da sua face para determinar o que precisa corrigir e o que pode ser evidenciado. Nessa etapa, são consideradas algumas estruturas como, por exemplo:
- Contorno do rosto: analisa-se a necessidade de preenchimento para alongar ou conferir mais projeção.
- Mandíbula: deve-se avaliar se o procedimento de proporcionar mais definição ou se ela deve ser alongada.
- Malar: analisa-se as maçãs do rosto para saber se elas precisam ser aumentadas ou não.
- Nariz: observa-se o tamanho, ponta, largura e alinhamento para saber se precisa elevação, rebaixamento ou correção.
- Rugas e Sulcos: para os sinais e linhas de expressão, o especialista irá avaliar a necessidade de suavizar ou rejuvenescer a região.
Após concluir a avaliação, o especialista irá montar o melhor plano de tratamento a ser seguido, a fim de atender todas as necessidades do paciente. Ele também poderá prescrever tratamento para a preparação da pele antes de iniciar as sessões do procedimento. Uma análise criteriosa e a associação de técnicas são fatores importantes para um resultado satisfatório e natural, que pode ser buscada individualmente.
Quanto tempo dura o procedimento?
Alguns procedimentos oferecem resultados temporários, o efeito da toxina botulínica, por exemplo, dura entre 4 e 6 meses. Já o preenchimento com ácido hialurônico pode durar até 18 meses. Vale lembrar que a duração do procedimento também vai depender da resposta do organismo de cada paciente.
Quem pode fazer a harmonização facial?
Apesar de ser um procedimento simples, a harmonização não pode ser feita por qualquer pessoa. Existe uma contraindicação para mulheres grávidas, lactantes, alérgicos a ovos, portadores de doenças neurológicas e autoimunes e quem tem doença neuromuscular.
Em relação à faixa etária, o procedimento é mais procurado por pessoas, geralmente, mais velhas que buscam um rejuvenescimento da face. Entretanto, pessoas jovens também têm procurado a técnica para valorizar a beleza da face e renovar a autoestima.
Em quanto tempo é possível notar o resultado?
Os resultados são bem perceptíveis após o procedimento, porém é necessário aguardar de 15 a 30 dias para que o inchaço naturalmente causado passe e o resultado final seja visto com mais detalhes. Também é nesse período que o especialista irá avaliar a necessidade de retoques.
Existem riscos?
Apesar de ser considerado um procedimento seguro, quando não for realizado por um profissional capacitado ou quando a técnica não é adequada para o paciente, a harmonização pode apresentar alguns riscos, como necrose e obstrução do fluxo sanguíneo no local, além de poder ocasionar a deformação do rosto.
Também existe o risco de desenvolvimento de infecções graves quando o procedimento é realizado em ambientes que apresentam condições inadequadas de higiene. Vale lembrar que algumas técnicas também não podem ser realizadas com frequência, pois aumentam o risco de enfraquecimento do músculo e flacidez na face.
Quanto custa a harmonização facial?
O investimento varia de acordo com a necessidade do paciente, pois cada procedimento tem uma precificação diferente. Além disso, existem uma série de fatores que influenciam no preço final do tratamento. Confira o preço do conjunto de procedimentos da moda.
Cuidados após a harmonização facial
Mesmo sendo um procedimento minimamente invasivo, o uso de ácidos e outras substâncias demandam cuidados que devem ser seguidos à risca para evitar complicações e promover uma recuperação rápida e sem intercorrências. Veja a seguir quais são eles.
Use protetor solar
Independente de qualquer tratamento, todos devem usar filtro solar para proteger a pele. Sendo assim, após um procedimento como a harmonização é fundamental que o paciente use diariamente e reaplique o protetor a cada 3 horas. A exposição ao sol também deve ser evitada e o produto utilizado deve ser recomendado por um profissional capacitado.
Faça compressas de gelo
É normal sentir um certo inchaço ou desconforto após o procedimento, as compressas devem ser usadas justamente para aliviar esses sintomas. Porém, o uso de compressas deve ser moderado e somente no dia do procedimento. O ideal é fazer de três a quatro aplicações durante o dia para gerar o alívio necessário.
Não faça atividade física
O esforço físico pode agravar o aparecimento de hematomas e edemas no local. Por isso, é recomendado um repouso de 24 horas após o procedimento para evitar complicações. Atividades domésticas que demandam muito esforço também devem ser evitadas.
Hidrate a sua pele
É fundamental manter a pele hidratada para manter o colágeno, a elastina e potencializar os efeitos do procedimento. Não use qualquer creme hidratante, siga as orientações do profissional que realizou o tratamento.
Use ativos antioxidantes
O uso de sérum facial e vitamina C pode ser recomendado para manter a pele jovem e bonita e prolongar o resultado do tratamento. Além disso, esses produtos neutralizam os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento da pele.
Adote bons hábitos para a vida
Não adianta muito investir em tratamentos e cremes para a pele e manter hábitos nada saudáveis para a saúde. É muito importante se alimentar bem, beber água e praticar atividades físicas antes e depois do tratamento, seguindo as orientações do médico ou dentista.
Esses são alguns cuidados necessários que o paciente deve ter após a realizar a harmonização facial. Vale ressaltar que cada especialista pode recomendar um cuidado específico de acordo com a técnica utilizada.
Quer saber mais sobre a harmonização facial? Agende uma avaliação e fale com um de nossos especialistas.