Fio dental: como escolher o ideal para a sua boca?
12 de novembro de 2020
Por Dr. Fernando Luiz (CRO-RJ 23.204)
O uso do fio dental durante a sua rotina de higienização bucal é algo indispensável para quem quer manter uma boa saúde. Para além da ação da escova, o fio consegue alcançar áreas mais estreitas e difíceis da cavidade bucal que costumam acumular resíduos, sendo um ótimo aliado para retirar a placa bacteriana, evitando a cárie e o tártaro. Assim, já ficou claro que o fio dental ideal tem um papel fundamental.
Mas, você sabia que existem diversos tipos? Não? Então, conheça agora os principais tipos, suas particularidades e como escolher o fio ideal para você!
Escolha o fio dental ideal
Utilizar como critério a embalagem ou o preço, não é uma boa forma de escolha do seu fio dental. Ambas as formas podem fazer você cair no erro. Sendo assim, o melhor jeito de você tomar essa decisão é focando na sua necessidade.
Algumas necessidades especias que você pode ter são, por exemplo: utilizar aparelho ortodôntico, possuir os dentes com o espaço interdental bastante reduzido, possuir dentes amarelados, entre outros.
Entenda abaixo cada um destes tipos e descubra o tipo ideal para você.
Conheça os tipos de fio dental
Múltiplo filamento
Esse tipo de fio dental é o mais comum. Ele composto por múltiplos fios entrelaçados que tem um alto poder de remoção de placas. É bastante popular, porque costuma ser também o mais acessível.
Filamento único
O tipo de filamento único também é chamado de "fita dental", por possuir um formato mais largo e achatado. Como possui um único filamento é bastante resistente ao desfiamento e rompimento. Além disso, é bem mais fino que o comum, por isso tem uma maior precisão e fácil inserção em espaços interdentais mais apertados.
Fio dental Superfloss
Esse é um super fio, feito especialmente para para pessoas com aparelhos ortodônticos, coroas, pontes ou implantes.
Ele é especial porque é composto por 3 partes: uma primeira mais rígida para ser mais fácil de inserir sob aparelhos ortodônticos e outros espaços, a segunda é de fibras esponjosas para facilitar a limpeza e uma terceira parte de fio múltiplo filamento para a limpeza entre os dentes.
Com haste
Esse é um tipo feito especialmente para áreas mais difíceis da boca, que de repente você não consiga alcançar com os dedos, normalmente.
Nada mais é do que um suporte de plástico que segura em sua extremidade um fio dental resistente. Dessa forma, fica mais fácil acessar locais mais complicados.
Whitening
O tipo whitening pode agregar qualquer um dos tipos anteriores, com a diferença de que ele tem um poder de embranquecimento dos dentes.
Descubra como usar corretamente
Passar o fio dental não é uma tarefa difícil, porém se não for feita de maneira precisa e cuidadosa pode acabar causando ferimentos na gengiva. O ideal é utilizar ao menos uma vez ao dia, de preferência no momento da última escovação do dia.
Para começar, pegue cerca de 45 cm de fio e enrole uma boa parte de suas metades em cada um dos seus dedos médios, deixando um espeço no meio.
Então, com auxílio dos dedos polegares e indicadores, mova o fio para cima e para baixo ao redor da base de cada um dos dentes, ultrapassando a linha da gengiva. Tome cuidado para não acabar machucando o tecido gengival.
Lembre-se de utilizar uma nova parte limpa do fio para cada novo dente a ser limpo e pronto! Você já tem a técnica necessária para realizar uma excelente higienização.
Curtiu as dicas sobre o fio dental? Então, que tal continuar aprendendo um pouco mais? Descubra agora como fazer a sua higiene bucal corretamente!
Compartilhe esse post nas suas redes sociais – Facebook e Instagram