Veja como cuidar da sua escova de dentes no dia a dia
17 de novembro de 2020
Por Dr. Fernando Luiz (CRO-RJ 23.204)
A escova de dentes é utilizada para realizar a limpeza dos dentes e deixar a boca livre de bactérias e sujeiras. No entanto, é válido dizer que ela também precisa de certos cuidados especiais para que a sua eficácia se torne completa. E caso isso não aconteça, a sua escova de dentes poderá realizar justamente o contrário do que ela deveria fazer, ou seja, se tornar um foco de contaminação em potencial.
Algumas pessoas podem não saber, mas a escova necessita de uma limpeza diária. Neste caso vale ressaltar também que, a pasta de dentes é feita para a limpeza bucal, e ao término do processo de escovação, a espuma que sobra está totalmente contaminada com a sujeira da boca. Por isso é importante que ela seja limpa após o uso.
Cuide da escova após escovar os dentes
Uma ótima dica para ajudar neste processo de limpeza, é colocá-la mergulhada dentro de um recipiente com enxaguante bucal após a escovação. Você até pode utilizar a tampa do enxaguante para isso. Neste caso, você precisa umedecer a sua escova, bater de leve com ela na pia para a retirada do excesso e colocar a capa protetora. Você também tem a opção de deixá-la de molho dentro de qualquer outro recipiente com enxaguante até a próxima escovação.
Troque a escova de dentes com frequência
É importante também lembrar de trocar a escova depois de mais ou menos 3 meses de uso. Tudo irá depender do estado de conservação das cerdas. Se elas estiverem esgaçadas ou o cabo com manchas escuras, pode ser um indício de que ela esteja com fungos. Uma escova com cerdas abertas não irá realizar a limpeza e pode até originar problemas como doenças gengivais, cárie, mau hálito etc.
Então para que você consiga ter uma escova eficiente e livre de sujeiras, aqui vai algumas dicas:
Raspagem: Friccionar os dedos na cerdas após a escovação dos dentes tira o excesso de água. Mas só faça isso se você lavar as mãos antes, ou irá contaminá-la no ato. Bater levemente o cabo da escova na pia também pode ajudar.
Cor das cerdas: Prefira escovas com cerdas mais claras. Assim, fica mais fácil de ver qualquer sujeira que ficou presa ou mesmo o crescimento de bolor. Além disso, as cerdas coloridas costumam ser mais porosas, o que facilita a instalação de bactérias.
Como guardar: Misturar várias escovas em um único recipiente não é um bom negócio. O melhor é separá-las para evitar contaminações cruzadas.
Distância da privada: Aperte a descarga com a tampa fechada, para evitar que a água e as bactérias se espalhem no ambiente e se fixem nos objetos, como na escova. Por este motivo, ela deve ficar o mais longe possível do vaso sanitário (de preferência a dois metros).
Detalhes e manchas: Modelos simples, de um único material e sem ranhuras ou buracos nos cabos, tendem a acumular menos germes, mesmo não sendo muito ergonômicos. Cabos de cores claras tornam eventuais manchas mais visíveis. Elas são aglomerações de fungos, sinal de que passou da hora de trocar a escova.
Tamanho: Escovas com mais cerdas são mais eficazes para a limpeza dos dentes, mas vão exigir atenção em dobro na hora de higienizá-las, principalmente no espaço entre os tufos.
Deixe ela em pé: Deixe sempre a escova na posição vertical, dentro de um copo, por exemplo, para cooperar com a descida do líquido que ficou nas cerdas (a umidade é ótima para a proliferação de fungos e bactérias).
Esqueça a pia: A pia não é o melhor lugar para a escova descansar, pois quanto maior exposta ao ar do banheiro, maior o risco de alojar microrganismos. E as capinhas não ajudam nesse sentido. O melhor é guardar as escovas em armários grandes e arejados.
Não enxágue: Não use a toalha de banho ou de rosto para secar os tufos da escova, muito menos o papel higiênico. Esses materiais ficam à mostra e podem estar infectados. O melhor é separar um pacote de guardanapo descartável para a função.
Conheça a Rizi Dental!
Para que você fique ciente de essas e outras dicas, é importante consultar sempre um dentista para uma avaliação completa da sua saúde bucal. Entre em contato conosco através das nossas redes sociais – Facebook e Instagram.