Bichectomia: o que é, como é feita e quais são os prós e contras
19 de dezembro de 2022
Por Dr. Fernando Luiz (CRO-RJ 23.204)
A cirurgia de bichectomia é simples e rápida, além de ser feita sob anestesia e não deixar cicatriz visível, já que o procedimento é feito na parte interna da boca. Você se incomoda com o tamanho das suas bochechas ou com o formato do seu rosto? Se sim, leia esse texto até o final.
O que é bichectomia?
A bichectomia é o procedimento cirúrgico que tem como objetivo remover a bola de bichat, uma glândula gordurosa que pode afetar a parte estética e funcional da face. Essa pequena cirurgia tem a finalidade de deixar o rosto menos volumoso, principalmente na região das bochechas, e realçar as maçãs do rosto.
Para que serve a bichectomia?
Além de contribuir esteticamente para a harmonização orofacial do paciente, deixando o rosto mais fino e alongado. A bichectomia também contribui para a parte funcional da boca, tendo em vista que alguns pacientes, que têm as bochechas mais volumosas, apresentam traumas e dores por conta de mordidas constantes.
Para quem a bichectomia é indicada?
Somente após uma avaliação completa com um profissional, o paciente saberá se tem indicação para o procedimento ou não. Nessa avaliação, o especialista também irá conversar sobre os desejos e expectativas do paciente, a fim de poder atingi-las. Também serão solicitados exames pré-cirúrgicos para que ocorra tudo bem durante o procedimento.
Essa é uma cirurgia indicada para pessoas que se incomodam com o rosto muito arredondado, bochechas exageradamente grandes e pouca definição na região da mandíbula. Apesar de ser muito procurado por mulheres, homens também podem fazer o procedimento.
Com quantos anos pode fazer bichectomia?
Não existe uma idade específica para para fazer a cirurgia, porém é importante levar em consideração o desenvolvimento completo do corpo para se submeter a cirurgia. Por isso, a bichectomia deve ser indicada para maiores de 18 anos.
Contraindicações
Como falamos acima, é necessário que o paciente passe por um profissional para avaliar suas condições de saúde e expectativas com o procedimento. Pessoas que apresentam o rosto fino e magro não devem realizar a bichectomia. Existem outras condições que devem ser levadas em consideração no momento da anamnese.
Como é feita?
Com a anestesia no local, é realizada a cirurgia de remoção da bola de bichat pelo lado interno da bochecha e, em seguida, é realizada uma sutura (ponto) nesta região. Após a remoção, é feita uma sutura na parte interna sem deixar cicatrizes externas. Os pontos, quando não absorvíveis, devem ser retirados após 7 dias. A cirurgia dura, em média, uma hora e deve ser feita apenas por especialistas qualificados e experientes no assunto. Vale lembrar que o procedimento é irreversível, ou seja, após realizado não é possível voltar atrás.
Qual o profissional indicado para a realização da cirurgia?
Sem dúvidas, o cirurgião-dentista especialista buco-maxilo-facial e o médico cirurgião-plástico são os profissionais mais adequados para realizar o procedimento. Vale lembrar que a cirurgia só deve ser feita em ambiente apropriado, como hospital ou clínica odontológica.
Quais os riscos da cirurgia de bichectomia?
Apesar de ser um procedimento seguro e com baixo risco de complicações, o cirurgião precisa ficar atento aos nervos e glândulas salivares presentes na região para evitar possíveis paralisias e/ou alterações salivares. Caso haja lesões inadequadas nas glândulas salivares, o paciente também pode apresentar redução na produção de saliva. Por fim, também é importante observar os riscos de infecção no local, o que só ocorre quando não é feita a higiene correta do local da cirurgia ou quando o procedimento é feito em locais inapropriados.
Quais são as alternativas para o procedimento?
Quando o tratamento é totalmente voltado para a estética, outros procedimentos podem ser uma alternativa para atender as expectativas do paciente sem precisar de uma cirurgia, dentre eles estão: lipomoldagem facial, drenagem linfática facial e a criolipólise, que também pode ser feita na face. Lembrando que todo procedimento deve ser realizado por um profissional capacitado e em ambiente adequado.
Benefícios da cirurgia
Por apresentar uma recuperação rápida, o resultado do procedimento já pode ser visto a partir da terceira semana. Além disso, a bichectomia oferece alguns benefícios para a parte estética e funcional, veja os principais a seguir:
- Mais conforto ao mastigar
Com a remoção da bola de Bichat, o paciente vai perceber a redução de mordidas involuntárias nas bochechas ao mastigar ou falar, o que pode causar machucados e até mesmo inflamações na região.
- Autoestima
Pensando na parte estética, o procedimento é capaz de mudar o formato do rosto, mesmo que de forma sutil, e destacar o sorriso, o que pode aumentar a confiança e autoestima do paciente.
- Harmonização da face
Para o paciente incomodado com o formato arredondado do rosto, a bichectomia pode deixar a face mais simétrica e realçar as maçãs do rosto, tornando o rosto mais harmônico. Entenda mais sobre a harmonização facial.
- Contorno do rosto
As definições das linhas de contorno do rosto beneficiam tanto homens, quanto mulheres que querem deixar o maxilar mais destacado.
Cuidados pós-bichectomia
Para uma recuperação tranquila e sem complicações, é muito importante que o paciente siga as orientações do cirurgião.
Higiene bucal
Intensifique os cuidados com a higiene bucal após cada refeição para evitar riscos de inflamação. Também continue a limpeza com o uso do fio dental e enxaguante.
Alimentação adequada
Evite ingerir alimentos que demandam força na mastigação. Nos primeiros 10 dias, faça uma alimentação líquida ou, no máximo, pastosa para evitar abertura dos cortes.
Repouso
É possível voltar ao trabalho após alguns dias de descanso recomendados pelo dentista. No entanto, evite exercícios físicos que exigem força. Após duas semanas, retome a caminhada. O momento correto para retornar à vida normal depende de cada organismo e somente um especialista pode orientar o paciente corretamente.
Quanto custa uma cirurgia de redução de bochecha?
Assim como qualquer outro procedimento relacionado à saúde e estética do paciente, o valor da bichectomia só pode ser definido após uma avaliação com o especialista e pode variar de acordo com a clínica e localização.